Opera lança navegador com inteligência artificial Aria para iPhone

1 min de leitura
Imagem de: Opera lança navegador com inteligência artificial Aria para iPhone
Imagem: Reprodução/Opera

A Opera anunciou hoje (17) o lançamento para iOS da versão mobile do navegador com a inteligência artificial (IA) generativa Aria. O browser está disponível para todos os usuários com dispositivos do software da Apple.

O download do navegador pode ser feito gratuitamente pelo site oficial do Opera ou pela App Store. No quesito compatibilidade, é preciso ter iOS 12.0 ou posterior para fazer a instalação.

O software com a IA generativa foi lançado para PC em maio deste ano e em junho chegou para devices Android.

OperaO Opera com a Aria utiliza a mesma base do ChatGPT. (Imagem: Divulgação/Opera)

Lin Song, CEO da Opera, afirmou que a Aria já tem mais de 1 milhão de usuários nos mais de 180 países em que o serviço está disponível.

"Estamos testemunhando um entusiasmo dos usuários pela ferramenta de IA, especialmente a Aria. Como resultado, estamos felizes em estender a ferramenta de IA da Opera aos nossos usuários do iOS", afirmou.

Funcionalidades

A Aria, que tem conectividade à tecnologia GPT da OpenAI, a mesma do ChatGPT, oferece resultados da web em tempo real, recuperação de informações, geração de texto ou código e consultas de produtos.

O navegador Opera com a Aria tem funcionalidades como o Fast Action Button, que facilita o acesso a ferramentas de navegação, e o My Flow, que permite compartilhamento de arquivos entre telefones, tablets e computadores.

OperaO Opera com IA oferece explicações e resumos sobre milhares de temas. (Imagem: Divulgação/Opera)

Os interessados em utilizar o browser ainda têm à disposição um bloqueador de anúncios integrado, Prevenção Inteligente de Rastreamento da Apple e VPN gratuito.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.