Opera One: navegador com ChatGPT está disponível para download grátis

2 min de leitura
Imagem de: Opera One: navegador com ChatGPT está disponível para download grátis
Imagem: Opera/Reprodução

A Opera anunciou, nesta terça-feira (20), que o Opera One está disponível para download gratuito no Windows, Mac e Linux. O navegador tem uma IA generativa integrada, chamada Aria, e vem com o chamado Design Modular e recursos como as Tab Islands, que são ferramentas para organizar as abas.

Anunciado em abril, o Opera One estava em fase de testes e é o substituto do Opera, que está chegando em sua centésima versão. De acordo com a empresa, o browser foi repensado e redesenhado para oferecer os benefícios da inteligência artificial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Aria foi desenvolvida em colaboração com a OpenAI e pode ser acessada por meio de linhas de comando como CTRL+ (no Windows) ou CMD+ (no Mac). Os códigos podem ser digitados para que o usuário interaja e realize perguntas, no mesmo modelo conversacional do ChatGPT.

Opera OneO Opera One é um navegador com uma IA nativa chamada Aria.

O navegador, que utiliza a plataforma GPT, tem prompts contextuais que podem ser acessados ao clicar com o botão direito ou destacar um trecho de texto no navegador.

Com a IA, o Opera One também oferece a opção de adicionar resultados ao vivo da web, permitindo a colaboração para procurar informações online, obter respostas sobre produtos, gerar texto e até códigos de programação.

Os serviços da IA estão disponibilizados na barra lateral do navegador. Para consultar a IA, é preciso abrir a barra lateral e fazer login ou se cadastrar com uma conta gratuita do Opera.

Design Modular

No quesito visual e de funcionalidades, o Opera One está baseado no conceito de Design Modular. Com isso, o browser vai aprendendo e se adaptando ao estilo de uso de cada pessoa, garantindo que somente os recursos mais utilizados ficarão em primeiro plano. A promessa é que os usuários ganharão uma navegação mais fluida.

Para entregar a interface toda pensada em adaptação, o novo navegador utiliza o Multithreaded Compositor. Ele é uma ferramenta que coordena o processo de renderização em um navegador, interpretando códigos HTML, CSS e JavaScript para gerenciar o que está sendo exibido na tela.

Opera OneA promessa é que o Design Modular adaptará o software às necessidades dos usuários.

Tab Islands

Outro elemento chave no navegador, de acordo com a própria Opera, são as Tab Islands. Elas são uma tecnologia que permite que o comportamento das abas seja alterado e varie de acordo com a experiência de cada pessoa.

As abas podem ser organizadas em grupo, além de serem movidas, salvas para retornar a elas mais tarde ou até mesmo etiquetadas.

Opera OneO Opera One permite a separação de abas por etiquetas com cores (Imagem: Opera/Divulgação)

Em um exemplo, quem utilizar o novo navegador gratuito poderá criar um grupo de abas com páginas sobre itinerário de viagens, pesquisa de hotéis, rotas e passeios turísticos quando se estiver buscando um lugar para passar férias. Ainda é possível criar automaticamente uma ilha de abas para separar documentos específicos de trabalho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.