Windows XP: código de ativação é quebrado e sistema ressurge

1 min de leitura
Imagem de: Windows XP: código de ativação é quebrado e sistema ressurge
Imagem: Getty Images/Reprodução

Com o suporte encerrado pela Microsoft há quase dez anos, o Windows XP ganhou um novo sopro de vida a partir da quebra do seu código de ativação, conforme noticiou o site Tinyapps recentemente. Isso permite realizar novas instalações do sistema com segurança, mas há um porém.

De acordo com a publicação, o algoritmo utilizado pela gigante de Redmond para validar as chaves do produto foi quebrado por pesquisadores independentes e reimplementado. O resultado disso é a possibilidade de gerar novos códigos de ativação válidos para esta edição do sistema operacional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Assim, usuários interessados em instalar o software em seus dispositivos, pelos mais variados motivos, conseguem fazê-lo sem maiores dificuldades. O processo de geração dos códigos acontece mesmo que a gigante da tecnologia tenha desativado os servidores para esta tarefa.

O Windows XP foi lançado em outubro de 2001.O Windows XP foi lançado em outubro de 2001.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Mas, para fazer a instalação de uma cópia limpa e nova do Windows XP, o dispositivo não pode estar conectado à internet. Como descrito na postagem, todo o processo de instalação e ativação do sistema, originalmente lançado em 2001, deve ser feito no modo offline, para que seja concluído com sucesso.

Vale a pena usar o Windows XP em 2023?

Como lembra o The Register, a edição do Windows lançada no início do século XXI tinha alguns problemas de segurança no seu auge. Por causa disso, pode não ser uma boa ideia utilizá-la em 2023, principalmente se você vai acessar a internet no dispositivo onde o software estiver instalado.

Porém, usar uma versão antiga do Windows pode ser necessário em determinadas situações, como em computadores que tenham hardware defasado e incompatível com as edições posteriores do sistema. Também é possível que algum software específico só seja executado corretamente nas versões anteriores.

Se é o seu caso, vale ressaltar que há poucos navegadores compatíveis com o Windows XP ainda em funcionamento, como o Opera 36 e o Seamonkey 2.49.5, e mesmo assim alguns sites podem não abrir. Quanto à segurança, versões anteriores de antivírus, como o Avast, também funcionam no sistema marcado por um clássico papel de parede, ajudando a proteger o PC.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.