Windows XP: conheça a história por trás do wallpaper do sistema

2 min de leitura
Imagem de: Windows XP: conheça a história por trás do wallpaper do sistema
Imagem: TecMundo

Quem é usuário de longa data dos sistemas operacionais Windows sabe que cada versão acompanha um papel de parede padronizado de fábrica. Só que nem todo mundo gosta de personalizar o fundo da tela com imagens próprias ou de terceiros, preferindo manter o wallpaper original do sistema.

Dentre os muitos retratos icônicos que passaram pelos sistemas da Microsoft, o mais famoso e recordado deles é o belo campo verde com céu azul do Windows XP, lançado em 2001.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas você sabe onde fica o local e qual é a história por trás do registro? Vamos te contar logo em seguida!

Origem do wallpaper

Pois bem, para quem não sabe, a foto da linda paisagem do Windows XP foi feita em um local que existe de fato. Quem assinou o registro foi o ex-fotógrafo da National Geographic e morador de Napa Valley, Charles O'Rear, durante o ano de 1996.

No dia em que a imagem foi registrada, o fotógrafo estava a caminho da casa de sua namorada, quando se deparou com a linda vista da vinícola. Foi então que ele decidiu parar o carro em um acostamento e fazer o clique. O'Rear utilizou um filme especial chamado Velvia, que aplica um efeito de montagem sobre a foto. Segundo o autor, nenhuma edição foi feita nela, sendo 100% original.

O campo esverdeado, que ficou conhecido como Bliss (que pode significar "plenitude" ou "felicidade", em livre tradução) no Windows XP, fica localizado no condado de Sonoma, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Bônus e ônus

Momentos após o registro, o fotógrafo vendeu sua obra para o Corbis, um serviço de banco de imagens que havia sido comprado por Bill Gates em 1989 e teve parte do acervo migrado para o GettyImages por conta de seu encerramento em 2016.

Foi aí que o fundador da Microsoft se interessou pela foto. No entanto, outras fontes defendem que engenheiros da gigante sediada em Redmond foram os responsáveis por selecionar a imagem e usá-la de padrão no Windows XP.

Mas nem tudo são flores nessa história. À época, Charles O'Rear vendeu sua imagem por um preço abaixo do que realmente viria a valer, sendo que Bliss foi vista por bilhões de pessoas que adquiriram ou baixaram o sistema operacional da Microsoft.

Durante uma entrevista para o jornal Sydney Morning Herald, em 2014, O'Real desabafou sobre o que seria uma decepção para ele. Veja em suas próprias palavras.

Charles O'Rear ao lado da paisagem que foi eternizada pela MicrosoftCharles O'Rear ao lado da paisagem que foi eternizada pela MicrosoftFonte:  Reprodução/9GAG 

“Eu não fazia ideia que ela se tornaria a fotografia mais vista e reconhecida do mundo [...] Se eu soubesse o quão popular ela se tornaria e quantos computadores estariam com ela, eu teria feito um trato e comentado ‘apenas me dê alguns centavos para cada vez que ela for vista’. Isso seria um negócio melhor”.

Não se sabe quanto Charles O'Rear recebeu pelo registro, mas alguns especialistas dizem que a foto valeria mais de 10 milhões de dólares caso ele tivesse cobrado 1 centavo por cada visualização da imagem.

E como o lugar está atualmente?

Apesar de Bliss contar com cores fortes e radiantes, o local onde a paisagem foi capturada não está mais tão vívido quanto antes. É possível conferir a localização pelo Google Street View. Confira o resultado abaixo. A Imagem é datada de abril de 2021.

Fonte:  Google/Fabrício Calixto/Reprodução 

Bem diferente, não é mesmo? Você já conhecia a história por trás da tela inicial do Windows XP? Dê um pulo nas redes sociais do TecMundo e faça o seu comentário!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.