Windows XP: relembre 7 funções do sistema operacional

3 min de leitura
Imagem de: Windows XP: relembre 7 funções do sistema operacional
Imagem: TecnoJournal

O Windows XP foi um verdadeiro marco na história de sistemas operacionais da Microsoft. Chegando em 2001, logo após o odiado Windows ME, a nova versão do sistema rapidamente se popularizou por funcionar bem melhor e trazer diversas novas funções que caíram no gosto do público - tanto técnico como mainstream.

O sucesso do sistema operacional é tanto que chegou a se tornar um problema. Após mais de duas décadas, o Windows XP ainda possui uma parcela considerável de usuários, chegando a bater edições mais novas do SO da Microsoft — o que pode render problemas de segurança para quem aidna não migrou para novas plataformas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Considerando o sucesso do sistema e a nostalgia que o cerca, vamos relembrar aqui 7 grandes novidades introduzidas pelo saudoso Windows XP!

1 - Temas customizáveis

Toda vez que pensamos no Windows XP, uma das primeiras coisas que vem à mente é aquele fundo de tela de paisagem com uma montanha e barra colorida do menu Iniciar. O sistema se consagrou muito em seus temas, para deixar a aparência da interface mais do seu jeito.

O clássico papel de parede padrão do Windows XPO clássico papel de parede padrão do Windows XPFonte:  Wallpaperbetter 

É importante lembrar que o Windows XP não foi o primeiro Windows a permitir escolher temas, mas ele expandiu muito as possibilidades do que dava para fazer, permitindo ainda baixar customizações prontas de terceiros na internet, dando possibilidades quase infinitas para o visual do seu PC.

2 - Gravador de CD

O streaming domina o mercado de músicas atual, mas em 2001 o CD ainda estava bem vivo. É por isso que usuários do Windows XP comemoraram quando descobriram que o sistema vinha com um recurso integrado para "queimar" seus CDs de música.

Windows XP permitia "queimar" seus CDs de músicaWindows XP permitia "queimar" seus CDs de músicaFonte:  Pexels 

Esse era o termo utilizado para a criação de um CD de músicas que pudesse funcionar em qualquer player. Diferente do que apenas copiar seus arquivos MP3 para um CD gravável, era necessário realizar um processo especial para ele tocar em qualquer lugar.

3 - Firewall integrado

Falando em novos recursos integrados ao sistema, o firewall foi algo muito interessante para a segurança dos usuários. Com a popularização da internet e o Windows sendo um sistema voltado para todo mundo, foi uma solução importante que era ligada automaticamente, sem precisar de uma ação do usuário.

Três anos depois de seu lançamento, o Windows XP recebeu também o histórico Service Pack 2, outro marco sempre lembrado na história de segurança do software.

4 - Rollback para drivers

Esse recurso talvez não foi tão usado pelos usuários mais leigos, mas certamente foi muito importante para garantir melhor estabilidade e consertar problemas de terceiros rapidamente.

O Windows XP passou a permitir que seus usuários voltassem uma versão de driver de dispositivos de terceiros com facilidade. Assim, se algum update de driver causasse problemas, você poderia facilmente voltar para a versão estável anterior.

5 - Rede e energia melhorados

Configurações de rede eram bem complicadas no Windows e, muitas vezes, exigiam até um certo conhecimento em programação para serem executadas. O Windows XP tentou facilitar o processo e permitiu que muita gente usasse o recurso mesmo sem ter conhecimentos avançados de software.

Redes ficaram menos complicadas no sistemaRedes ficaram menos complicadas no sistemaFonte:  Pexels 

Essa versão do sistema operacional também introduziu configurações de energia mais confiáveis, principalmente a hibernação — algo muito bem-vindo pelos usuários de notebooks especialmente.

6 - Área de trabalho remota

A possibilidade de acessar seu computador remotamente é tão útil que há tempos existem softwares que possibilitam isso. Então foi um acerto quando o Windows XP trouxe uma ferramenta integrada de acesso remoto à sua área de trabalho;

Com uma simples configuração, usuários poderiam acessar e mexer no próprio computador usando outro, pela internet, de maneira segura e intuitiva.

7 - Internet Explorer 6

Ao longo dos anos, o Internet Explorer foi se tornando alvo de piadas e memes. Isso se deve, principalmente, ao fato de que a Microsoft não soube acompanhar a rápida evolução da internet e seus recursos, deixando seu navegador padrão ultrapassado.

Internet Explorer 6 foi importante na história do navegadorInternet Explorer 6 foi importante na história do navegadorFonte:  Malavida 

Mas quando o Internet Explorer 6 foi introduzido, junto com o Windows XP, ele chegou cheio de recursos e tecnologias que acabaram se difundido e se tornando parte da base da internet como conhecemos hoje.

Atualmente, o Internet Explorer está caminhando para o seu encerramento: o clássico navegador está sendo substituído de vez pelo Microsoft Edge, que é mais moderno e usa a mesma tecnologia por trás do Google Chrome.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.