Quais as melhores e as piores versões do Windows até agora?

4 min de leitura
Imagem de: Quais as melhores e as piores versões do Windows até agora?
Imagem: Unsplash

Sistema operacional mais popular do mundo entre os proprietários de computadores, o Windows, completa 38 anos em 2023. Apesar da revolução que provocou, ele tem uma história cheia de altos e baixos, o que desperta sentimentos de amor e ódio entre os usuários.

Lançado em novembro de 1985 pela Microsoft, o software costuma trazer muitas novidades ao trocar de edição, como o Windows 95 introduzindo o menu Iniciar. Mas algumas atualizações também ficaram marcadas por mudanças que não agradaram, como o Windows 8.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quais são as melhores e as piores versões do Windows? A seguir, listamos as edições do sistema que mais fizeram sucesso e também aquelas com muitas críticas. Veja!

As melhores versões do Windows

De acordo com levantamento feito pelo Digital Trends, essas são as edições do Windows que mais merecem aplausos:

Windows 7

O Windows 7 costuma ser apontado como a melhor versão já lançada.O Windows 7 costuma ser apontado como a melhor versão já lançada.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

A edição, que substituiu o criticado Windows Vista, em outubro de 2009, é considerada por muitos como o melhor Windows de todos os tempos. Focada em eficiência e responsividade, ela adicionou atualizações visuais importantes, tinha boa compatibilidade com software e hardware antigos e era bastante estável.

O Windows 7 também introduziu a fixação de programas à barra de tarefas, a visualização de janelas abertas em miniaturas e outras novidades aclamadas.

Windows XP

Visual clássico do XP.Visual clássico do XP.Fonte:  Wikimedia Commons 

Aposta da gigante de Redmond para o início do século XXI, a edição XP estreou em outubro de 2001, abrindo as portas da web para uma nova geração de usuários. Ela trouxe uma interface totalmente modificada, com um papel de parede que se tornou clássico, assim como o botão Iniciar na cor verde.

O Windows XP marcou ainda a estreia do suporte aos sistemas de 64 bits, ganhou um firewall integrado para melhorar a segurança e um recurso muito útil na época, para gravar CDs com facilidade.

Windows 10

Windows 10 é o mais popular atualmente.Windows 10 é o mais popular atualmente.Fonte:  Unsplash 

Versão do Windows mais usada atualmente, a edição chegou para recuperar o prestígio perdido após as falhas do Windows 8. Login por digital e reconhecimento facial, o navegador Edge, a assistente virtual Cortana e o aguardado retorno do menu Iniciar foram algumas das novidades que estrearam em julho de 2015.

O Windows 10 colocou a Microsoft Store em evidência e marcou a remodelação de várias funcionalidades, tornando o sistema mais fluido. Por outro lado, passou a coletar um número de dados cada vez maior.

Windows 3.1

Windows 3.1.Windows 3.1.Fonte:  Wikimedia Commons 

Antecessor do Windows 95, ele marcou a estreia de funcionalidades consideradas importantíssimas, como o sistema de fontes TrueType, otimizando a edição de textos, e o comando copiar e colar (Ctrl + C e Ctrl + V). Ícones coloridos e protetores de tela também estrearam aqui.

Lançado em abril de 1992, o Windows 3.1 trouxe ainda os jogos Paciência e Campo Minado, que fazem sucesso até os dias atuais.

As piores versões do Windows

Já as edições do Windows que não foram bem recebidas são:

Windows ME

Windows Millennium Edition.Windows Millennium Edition.Fonte:  Wikimedia Commons 

Qual é o pior Windows já lançado? Para muitas pessoas, a versão Millennium Edition (ME) é a principal candidata ao título. Anunciado em setembro de 2000, o sistema foi considerado lento e problemático, embora tenha tentado introduzir inovações como atualizações automáticas de segurança, compactação de arquivos nativa e ajuda aprimorada.

Mas os problemas muitas vezes começavam na instalação, incluíam travamentos constantes, até mesmo com o simples movimento do mouse, e erros na restauração do sistema. O Windows ME acabou substituído no ano seguinte pelo XP.

Windows 8

Windows 8.1.Windows 8.1.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Outro forte concorrente à versão mais bugada do Windows, a edição estreou em outubro de 2012 tentando se adaptar aos dispositivos móveis, cuja popularidade crescia bastante à época. Em parte, a missão até foi cumprida, porém algumas escolhas da Microsoft despertaram a fúria dos usuários mais antigos.

Entre elas, vale citar a remoção do botão Iniciar e a interface Metro, adequada para tablets e confusa no PC. As reclamações foram tantas que a big tech precisou lançar o Windows 8.1 com correções, mas o estrago já estava feito.

Windows Vista

Windows Vista.Windows Vista.Fonte:  Wikimedia Commons 

Tentando pegar carona no sucesso do XP, o Windows Vista surgiu em janeiro de 2007, apresentando novidades como a tecnologia Windows Aero, com melhorias nos efeitos visuais, a barra lateral e um sistema de gerenciamento modificado para abrir apps mais rápido. Porém, exigia hardware poderoso para rodar com eficiência.

Isso causou a incompatibilidade com máquinas mais antigas e irritou os usuários, levando muitos a abandoná-lo, voltando ao antecessor.

Windows 1

Windows 1.Windows 1.Fonte:  Wikimedia Commons 

Embora tenha aberto a porta para todas as inovações que temos atualmente, a primeira versão do Windows apresentava uma série de limitações. Baseada no DOS, ela introduziu o mouse como dispositivo de interface e lançou programas como o bloco de notas, Paint e calculadora.

Mas os relatos da época dão conta que o Windows 1 não foi bem recebido, devido à pouca compatibilidade com os softwares existentes e à sua lentidão, levando algumas pessoas a duvidarem da sua capacidade de competir com o sistema da Apple em 1985.

E para você, quais são as melhores e as piores versões do Windows? Nos conte a sua opinião nas redes sociais do TecMundo. Aproveite!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.