Windows XP leva até três horas para inicializar com CPU Pentium

1 min de leitura
Imagem de: Windows XP leva até três horas para inicializar com CPU Pentium
Imagem: Microsoft

Nesta semana, o usuário NTDEV encontrou a resposta para uma dúvida bastante remota: "o que aconteceria ao tentar inicializar o Windows XP em uma configuração 233 vezes mais lenta que o recomendado?". Em seu Twitter, o entusiasta revelou que o processador Pentium 1 MHz da Intel, lançado ainda em 1993, levaria pelo menos três horas para realizar o feito — ou quase isso.

Mesmo sendo inicializado com relativo sucesso, o Windows XP rodando no antigo processador também levou muito tempo para rodar aplicações simples, como é o caso de um marcador de frequências da CPU. Para piorar, o sistema operacional encontrou uma infame Tela Azul da Morte (BSOD) ao tentar ser encerrado corretamente, algo possivelmente mais rápido que o processo tradicional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Confira os resultados da façanha, encurtados em um vídeo no YouTube:

Windows XP e seus requerimentos

Ainda "muito" utilizado, o Windows XP marcou uma geração de usuários em seu lançamento, em 2001. O sistema operacional oferecia uma interface moderna, já equipada com um conjunto bastante completo de aplicativos e jogos — um diferencial que exigia, pelo menos, um processador capaz de alcançar frequências de 233 MHz.

Contextualizando, em termos mais simples, um celular de entrada moderno consegue alcançar frequências de 1,6 GHz consistentemente, um avanço que pode ser aproximado em 590% se comparado ao mínimo exigido pelo Windows XP. Um processador moderno de ponta, como o Core i9-12900 da Intel, consegue alcançar máximas de 5,10 GHz — um aumento aproximado em 2100% se comparado à mesma referência.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.