O recurso de transcrição de mensagens de voz do WhatsApp voltou a ser desenvolvido e pode chegar em breve à versão do serviço para iOS, conforme relata o WABetaInfo nesta quarta-feira (8). A ferramenta foi revelada em setembro de 2021, mas desde então não havia mais notícias sobre ela.
A funcionalidade teve o desenvolvimento interrompido pela Meta na época, devido a causas não anunciadas. Porém, a atualização mais recente da versão beta do mensageiro para o sistema operacional da Apple apresenta indícios de que o trabalho está sendo retomado pela equipe de especialistas da empresa.
Nossos vídeos em destaque
Na imagem divulgada pela publicação, aparece uma tela de introdução com explicações sobre os momentos em que o recurso não funciona. Conforme o texto, a transcrição fica indisponível quando o mensageiro não reconhece nenhuma palavra ou se estiver definido para um idioma diferente.
Captura de tela alerta quando a transcrição de áudio no WhatsApp não fica disponível.
Ainda conforme o site, a transcrição de mensagens de voz no WhatsApp acontece localmente, no próprio dispositivo, sem que os arquivos sejam compartilhados com a empresa, garantindo a privacidade da comunicação. Para tanto, o usuário precisa baixar pacotes de idiomas relevantes no celular.
Lançamento indefinido
Ainda não se sabe quando a capacidade de transcrever áudio no WhatsApp estará disponível. No momento, ela segue em desenvolvimento e não foi liberada nem mesmo para os testadores do mensageiro no iPhone, mas a situação pode mudar em breve, nas próximas atualizações do app.
Os novos detalhes sobre o recurso foram encontrados no WhatsApp beta para iOS 23.3.0.73, compilação disponível no programa TestFlight. No momento, não há informações sobre a disponibilidade da funcionalidade na versão do app para Android.
De grande utilidade para os momentos em que não é possível escutar uma mensagem de áudio enviada por algum contato ou em grupos, a transcrição deverá exibir o texto em uma linha do tempo, como indicaram os primeiros prints do recurso. Esta função é oferecida pelo Telegram, um dos principais concorrentes do serviço da Meta.
)
)
)
)
)
)
)