O Google lançou hoje (19) o Gemini 3.1 Pro, novo modelo de inteligência artificial com capacidades avançadas para agilizar tarefas complexas em ciência, pesquisa e engenharia. Ele vai alimentar todos os produtos da marca para consumidores e desenvolvedores.
Baseada na família Gemini 3, a novidade está por trás das melhorias no Gemini 3 Deep Think, lançadas na última semana via atualização. Agora, as otimizações também poderão ser aproveitadas em apps usados no dia a dia.
Nossos vídeos em destaque
Mais que o dobro de raciocínio lógico
De acordo com a gigante de Mountain View, a versão atualizada do modelo representa um grande avanço no raciocínio central, consistindo em uma base mais inteligente para lidar com problemas complexos. Isso se refletiu nos resultados de benchmarks rigorosos.
- Um dos desempenhos em destaque foi no ARC-AGI-2, que avalia a capacidade de solucionar padrões lógicos completamente novos;
- O Gemini 3.1 Pro obteve pontuação validada de 77,1% nos testes, ficando à frente de modelos como Sonnet 4.6, Opus 4.6 e GPT-5.2;
- Isso é mais que o dobro do resultado da geração anterior do modelo, Gemini 3 Pro, no mesmo benchmark;
- A versão passada teve pontuação de raciocício de 31,1% no ARC-AGI-2, como detalhou a gigante da tecnologia.
)
"Essa inteligência aprimorada pode ajudar em aplicações práticas — seja para obter uma explicação visual clara de um tópico complexo, uma maneira de sintetizar dados em uma única visualização ou dar vida a um projeto criativo", explicou o Google, em comunicado.
A empresa apresentou exemplos de uso da ferramenta. Na síntese de sistemas complexos, em que o Gemini 3.1 Pro conecta APIs complexas a um design intuitivo, ele desenvolveu um painel para o público acompanhar a órbita da Estação Espacial Internacional em tempo real.
Quando estará disponível?
O Gemini 3.1 Pro começou a ser liberado para assinantes dos planos Google AI Pro e Ultra, que têm acesso ao update no app Gemini com limites maiores. A novidade também chegará ao NotebookLM com exclusividade para usuários pagos.
Para desenvolvedores e empresas, a atualização está em versão prévia na API Gemini no AI Studio, Vertex AI e Antigravity. Esses usuários também conferem o novo modelo no Android Studio, Gemini Enterprise e Gemini CLI.
Conforme o Google, avanços em áreas como fluxo de trabalho com agentes ambiciosos serão feitos antes do lançamento do Gemini 3.1 Pro para o público em geral. Isso acontecerá "em breve", garante a companhia.
Gostou do conteúdo? Leia mais notícias sobre IA no TecMundo e compartilhe-as com os amigos nas redes sociais.
)
)
)
)
)
)
)