DirectStorage traz carregamento rápido para jogos do Windows

1 min de leitura
Imagem de: DirectStorage traz carregamento rápido para jogos do Windows
Imagem: Reprodução: Microsoft/Unsplash

A Microsoft anunciou na segunda-feira (14) que os jogos de dispositivos Windows podem ser iniciados com DirectStorage, que permite um carregamento mais rápido aproveitando a velocidade de SSDs NVMe. A API DirectStorage foi anunciada para Windows em setembro de 2020, mas somente agora está sendo lançada para todos os desenvolvedores.

A diferença do DirectStorage para outras APIs é o fato dele permitir várias solicitações de E/S (Entrada/Saída) por vez e utilizar novas tecnologias de descompactação, resultando em um carregamento mais rápido. As APIs anteriores permitiam executar somente uma solicitação de E/S por vez, sendo que cada solicitação deveria ser concluída antes de iniciar a próxima.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte:  Kingston 

Com o DirectStorage, os desenvolvedores poderão até mesmo pensar em novos recursos, uma vez que um carregamento mais rápido pode abrir possibilidades. À medida que os desenvolvedores se acostumem com a novidade, é possível esperar, por exemplo, texturas ainda mais detalhadas nos games.

O benefício é mais vantajoso principalmente para os SSDs NVMe, que possuem uma estrutura que otimiza o acesso aos dados, sendo naturalmente mais rápido. Além disso, os usuários de Windows 11 serão ainda mais beneficiados, uma vez que o DirectStorage foi projetado para ser exclusivo para o novo sistema operacional. Segundo a Microsoft, o Windows 11 é a "melhor versão já criada para games".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.