Windows 11 já pode ser instalado no Surface Duo — com ressalvas

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 já pode ser instalado no Surface Duo — com ressalvas
Imagem: Microsoft

Lançado para um nicho bastante específico de entusiastas, o Surface Duo continua surpreendo com sua capacidade. Recentemente, o celular dobrável da Microsoft voltou aos holofotes graças ao estudante Gustave Monce, que conseguiu adaptar o Windows 11 para o modelo — embora com algumas ressalvas.

A empreitada, na prática, trata-se de um solução mista envolvendo o Android e o Windows 11 ARM em Inicialização Dupla — ou "Dual Boot", como é popularmente conhecida no termo em inglês. Em suma, o processo de adaptação exige modelos de Surface Duo com pelo menos 128 GB de armazenamento interno, igualmente divididos para ambas as partes, além de um computador para "ligar" o sistema operacional da Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dedicando-se há meses no processo, Monce explica a etapa em um guia elaborado com apoio de sua colega, Simone Franco: "O Android inicializará normalmente e você terá que usar um PC para inicializar o Windows quando necessário."

Leia mais sobre: Windows 11 recebe melhorias para executar apps Android

Apesar de promissora, a ideia ainda exige melhorias fundamentais para o uso cotidiano. Além de inicializar, a versão adaptada do Windows 11 não oferece muitos casos de uso, já que a maioria das funções básicas, como comandos por toque, conexões à internet e câmeras, estão inoperantes. Dessa maneira, o processo é somente recomendado para os usuários que possuem maior experiência e desejam se aventurar como desenvolvedores.

Todas as etapas podem ser conferidas e acompanhadas através do guia elaborado por Gustave Moce e Simone Franco neste link. Aos interessados, vale ressaltar que o processo pode resultar na invalidação da garantia do aparelho ou, no pior dos casos, a inutilização do mesmo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.