Microsoft testa exibição de anúncios no Explorador de Arquivos

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft testa exibição de anúncios no Explorador de Arquivos
Imagem: Microsoft/Divulgação

A Microsoft parece estar pensando em usar o Explorador de Arquivos do Windows 11 para promover alguns dos seus produtos, adicionando anúncios no aplicativo. O teste foi descoberto por um participante do programa Insider, que compartilhou uma captura de tela revelando a novidade no último sábado (12).

Como mostra o print (veja no tweet abaixo), uma notificação de publicidade é exibida logo acima da lista de pastas do gerenciador de arquivos padrão do sistema operacional. O anúncio em questão faz menção ao Microsoft Editor, assistente de escrita baseado em inteligência artificial, que funciona de forma integrada ao Word e Outlook, entre outras ferramentas da companhia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Escreva com confiança em documentos, e-mails e na web com sugestões avançadas de redação do Microsoft Editor”, diz a publicidade no Explorador de Arquivos. Aparentemente, o recurso está sendo testado com alguns usuários da versão beta do Windows 11, como forma de avaliar a reação do público à mudança.

Testes como este já foram feitos pela gigante de Redmond em outras ocasiões, como a exibição de anúncios na barra de menus do Wordpad, há dois anos, utilizando o espaço para promover os apps gratuitos do Office online. Usuários do Windows 10 também chegaram a visualizar propagandas do Edge no menu Iniciar ao pesquisar por navegadores concorrentes.

Recepção nada positiva

A reação à exibição de anúncios no Explorador de Arquivos não foi muito boa, como relata o BleepingComputer. Pelo Twitter, muitos testadores disseram que o programa é um dos piores lugares para exibir publicidade, enquanto outros afirmaram que podem abandonar o app caso não haja mudanças.

Protestos semelhantes ocorreram nas outras oportunidades em que a big tech fez testes deste tipo, levando-a a repensar a estratégia. Resta saber se as reclamações iniciais farão a companhia suspender a continuidade do projeto — por enquanto, a Microsoft não se pronunciou sobre o assunto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.