Android ganha interação com emojis do iPhone e mais novidades

2 min de leitura
Imagem de: Android ganha interação com emojis do iPhone e mais novidades
Imagem: Google/Reprodução

O Google anunciou, nesta quinta-feira (10), uma leva de novidades que está chegando ao sistema operacional Android. Um dos principais recursos é a maior interação com celulares iPhone no app Mensagens, já que, a partir de agora, será possível verificar em formato de emoji as reações de usuários do smartphone da Apple nas mensagens trocadas.

Além disso, o app de mensagens, que é bastante popular nos Estados Unidos, mas menos popular no Brasil, também permitirá o envio de vídeos em alta resolução (a partir do Google Fotos) e organização de conversas em abas (trabalho, pessoais e etc.).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O app terá ainda ferramentas de notificação de datas importantes dos contatos (como aniversário) e lembretes de mensagens que você deixou passar e não respondeu.

O verificador ortográfico do Gboard também está mais completo, já que consegue verificar o uso gramatical e sugerir construções de frases que façam mais sentido para expressar um pensamento.

O emoji Kitchen, que é um misturador de emojis com palavras, ganhou adições e agora tem mais de 2 mil novos mashups. A tecnologia entende o contexto da frase e sugere um emoji para substituir uma palavra na conversa.

Outras novidades

O Google revelou várias outras novidades de interação, sistemas de pagamento, ferramentas para edição de imagem e mais. Confira, abaixo, outras novas funcionalidades do Android.

  • Live Transcribe: é uma tecnologia que permite a transcrição em tempo real de conversas e agora ganhou a possibilidade de funcionar offline. Voltada para pessoas com deficiência auditiva, o sistema está pré-instalado em dispositivos Pixel e Samsung.
  • Portrait Blur: é um software que borra e adiciona planos de fundos divertidos nas fotos, mesmo as imagens registradas há muito tempo.
  • Google TV: a aba Highlights do Google TV agora oferece um feed personalizado de notícias de entretenimento, reviews e muito mais com base em filmes e séries do interesse do usuário.
  • Pagamentos: o Google Assistente e o Google Pay ganharam um recurso para permitir o pagamento de estacionamentos a partir do comando de voz. O procedimento está disponível, por enquanto, somente nos Estados Unidos.
  • Widget de produtividade: um novo widget na tela mostrará quais apps a pessoa mais usa e dará dicas para otimizar o tempo utilizando o celular, incluindo configurações do modo foco e temporizadores que limitam o tempo de uso de um aplicativo.
  • Compartilhamento: o Nearby Share é um recurso que permite a transferência de arquivos para outros usuários que estão com o smartphone próximo. A partir de agora, quem possui o Android 6 ou posterior conseguirá enviar arquivos para mais de uma pessoa ao mesmo tempo.
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.