Conheça 3 navegadores com bloqueador de anúncios nativo

3 min de leitura
Imagem de: Conheça 3 navegadores com bloqueador de anúncios nativo
Imagem: Vivaldi/Divulgação

O bloqueador de anúncios é uma ferramenta útil para os internautas interessados em se livrar de propagandas em excesso, que atrapalham a experiência de navegação. Além de inconvenientes, elas muitas vezes podem ser a porta de entrada para diferentes tipos de golpes.

Também chamado de adblock, o bloqueador está disponível como extensão, instalada à parte, ou integrado a navegadores, sendo capaz de bloquear propagandas que te seguem em todos os sites, incluindo aquelas que abrem abas sem autorização, executam vídeos e áudios automaticamente. Em geral, o recurso também atua contra rastreadores e cookies, aumentando a privacidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Usar um bloqueador integrado ao browser é a melhor opção para evitar o monitoramento da sua atividade online, pois assim você não precisa se preocupar em baixar complementos que muitas vezes são desconhecidos e pouco confiáveis. Confira, a seguir, alguns navegadores rápidos que possuem adblock nativo.

Brave

O navegador Brave já vem com bloqueador de anúncios.O navegador Brave já vem com bloqueador de anúncios.Fonte:  Brave/Divulgação 

O Brave é uma das opções de navegadores com adblock integrado, atendendo aos internautas que buscam uma maior privacidade online. Baseado no Chromium, ele dá ao usuário o controle total em relação ao bloqueio de anúncios, permitindo escolher quais propagandas podem ser visualizadas ou se nenhuma delas vai aparecer, por exemplo.

No painel de controle, é possível ver a quantidade de anúncios bloqueados na página visitada e modificar outras configurações para uma maior segurança na internet. O browser também realiza o bloqueio de cookies, traz uma ferramenta de pesquisa privada que promete não guardar os seus dados, rede virtual privada (VPN), firewall e tem até um programa de recompensa em criptomoedas, entre outros recursos.

“Três vezes mais rápido que o Chrome” e consumindo até 35% menos energia que o browser do Google, como afirma a desenvolvedora, o navegador Brave está disponível para computadores (Windows, macOS e Linux) e dispositivos móveis (Android e iOS). O download pode ser feito na página oficial do software e nas lojas de apps do Google e da Apple.

Vivaldi

O navegador Vivaldi também possui adblock nativo.O navegador Vivaldi também possui adblock nativo.Fonte:  Vivaldi/Divulgação 

Quem procura um navegador com bloqueador de anúncios embutido também encontra no Vivaldi uma alternativa interessante. O programa, igualmente baseado no projeto Chromium, remove as propagandas antes do carregamento da página, evitando ainda a ação de rastreadores, que têm a capacidade de seguir todos os seus passos na web.

Além de reforçar a privacidade do usuário, dando a liberdade de escolher o que bloquear, o software tem várias opções de temas para personalização, tradutor integrado, lista de leitura (salva páginas para ler mais tarde) e acesso fácil às configurações. As guias roláveis horizontais são outro destaque, atendendo a quem abre muitas abas ao mesmo tempo.

Gratuito, o navegador Vivaldi pode ser utilizado no computador (Windows, macOS e Linux) e em dispositivos móveis (Android), sendo encontrado na página da desenvolvedora e na Play Store. A versão para celular e tablet inclui alguns extras, como editor de notas, ferramenta de captura de tela e mais recursos, mas não está disponível para iOS.

Opera

O bloqueador de propagandas do Opera pode ser configurado pelo usuário.O bloqueador de propagandas do Opera pode ser configurado pelo usuário.Fonte:  Opera/Divulgação 

Sem a necessidade de instalar complementos, o Opera é outra opção de navegador com adblocker embutido, evitando que o usuário baixe e configure extensões desconhecidas. O bloqueador de anúncios é integrado diretamente ao programa, oferecendo várias opções de configuração, conforme as suas preferências.

Como nem todas as propagandas online causam problemas, o browser da Opera permite escolher aquelas que você deseja impedir de aparecer, caso queira visualizar alguns anúncios, ou bloquear todos eles. Em ação, a ferramenta possibilita às páginas carregar até 90% mais rápido, de acordo com a empresa, que também possui um navegador focado em criptomoedas e outro para gamers.

O navegador Opera traz ainda diversos outros recursos interessantes, como VPN gratuita para uma navegação mais segura, Twitter e Instagram na barra lateral, mensageiros integrados, feed de notícias personalizável, captura de tela com editor e compartilhamento de links e arquivos entre dispositivos.

Gratuito, ele está disponível para Windows, macOS e Linux, no site da Opera, além de ser compatível com Android e iOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.