Updates do Windows 11 melhoram experiência de jogar no PC

1 min de leitura
Imagem de: Updates do Windows 11 melhoram experiência de jogar no PC
Imagem: Microsoft

O Windows 11 irá receber diversas melhorias que visam aprimorar, de maneira geral, a experiência de jogar no PC. Além do aplicativo do Xbox para calibrar o sistema HDR em monitores compatíveis, o sistema também contará com refinamentos para jogos rodando em "modo janela" e "janela sem borda".

As atualizações já estão disponíveis para os inscritos no canal de Desenvolvedores do programa Windows Insider e devem chegar em breve também aos canais de Beta e Preview.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Configurações avançadas de HDR

A nova versão do Windows já traz a ferramenta de HDR Automática, mas configurações avançadas dependem de cada programa oferecer ou não essa possibilidade e, por enquanto, apenas em tela cheia.

A ferramenta de configuração HDR, presente nos consoles Xbox Series X|S, oferecerá ao usuário três padrões para calibrar a funcionalidade de acordo com sua preferência. O update irá permitir que jogos rodando em modo janela também façam uso do HDR, taxas de quadros variável (VRR), além de outras melhorias de desempenho mais específicas.

Configuração geral de otimização define comportamento padrão do sistema para todos os programasConfiguração geral de otimização define comportamento padrão do sistema para todos os programasFonte:  The Verge 

Otimizações para jogos antigos

As otimizações para modo janela podem ser ativadas na aba de Gráficos das Configurações do Sistema e irão afetar jogos que utilizam DirectX 10 e DirectX 11. De maneira geral, esses jogos dependem de estar em rodando em tela cheia para utilizarem ao máximo o hardware disponível.

A atualização irá permitir que o usuário force o modelo flip de apresentação do DirectX 12, mesmo em programas sem suporte nativo à ferramenta. A funcionalidade não é exatamente nova e já estava presente desde o Direct3D 9EX do Windows 7, mas sua implementação, até então, dependia da equipe de desenvolvimento de cada jogo.

Em caso de bugs, a otimização modo janela pode ser configurada individualmenteEm caso de bugs, a otimização modo janela pode ser configurada individualmenteFonte:  The Verge 

O modelo mais moderno possibilita, teoricamente, uma carga de trabalho menor sobre o hardware e uma utilização de recursos melhor otimizada. Apesar de promissora, a ferramenta pode apresentar bugs e pode ser configurada de maneira individual para cada jogo ou aplicativo.


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.