Bug do Windows 11 afeta exibição de cores em monitores HDR

1 min de leitura
Imagem de: Bug do Windows 11 afeta exibição de cores em monitores HDR
Imagem: sdx15/Shutterstock

Na última sexta-feira (24), a Microsoft usou o Windows Health Dashboard para confirmar que um bug do Windows 11 está causando problemas de renderização de cores durante a execução de programas de edição de imagens, principalmente em monitores com HDR. Segundo a empresa, o problema está afetando dispositivos que executam o novo sistema operacional, na versão 21H2, durante o uso de APIs do Win32 em monitores com alta faixa dinâmica.

Segundo a publicação, o problema tem afetado mais monitores HDR porque, diferentemente daqueles com faixa dinâmica padrão (SDR), os primeiros apresentam uma faixa de cores notavelmente aumentada, que resultam em tons mais vivos e precisos, em virtude de um suporte adicionado. Mas a situação só é observada quando o usuário tenta editar imagens com uma cor branca ou um fundo branco claro, e a foto assume um tom em amarelo brilhante.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quando a Microsoft solucionará o problema?

Fonte: Trusted Reviews/Reprodução.Fonte: Trusted Reviews/Reprodução.Fonte:  Trusted Reviews 

De acordo com a Microsoft, "nem todos os programas de gerenciamento de perfis de cores são afetados, e as opções de perfis de cores disponíveis na página Configurações do Windows 11, incluindo o Painel de controle de cores da Microsoft, devem funcionar corretamente". A empresa está prometendo uma correção para o problema até o final de janeiro.

No entanto, para assegurar o máximo desempenho do Windows 11 em monitores com alta faixa dinâmica (HDR), a Microsoft criou uma página específica em seu suporte, explicando como configurar corretamente esse tipo de formato no novo sistema operacional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.