Windows 11 cresce, mas ainda está longe de alcançar antecessor

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 cresce, mas ainda está longe de alcançar antecessor
Imagem: Microsoft

A Microsoft está avançando na disponibilização do Windows 11 para os usuários do sistema operacional para computadores. De acordo com o mais recente relatório da AdDuplex, a mais recente versão da plataforma já está em 16% dos PCs que utilizam o produto da marca.

Em novembro do ano passado, essa porcentagem ainda estava na metade. E, além dos 16,1% que já utilizam a versão estável, há 0,4% que estão na versão do Windows 11 para Insiders.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No entanto, os sistemas mais utilizados ainda são duas builds do Windows 10: a M21U, que é a versão do primeiro semestre de 2021, e a O20U, da segunda metade de 2020. Eles têm 28,6% e 26,3% da fatia de mercado, respectivamente.

O gráfico com a divisão de versões recentes.O gráfico com a divisão de versões recentes.Fonte:  AdDuplex 

Os dados foram coletados de 60 mil PCs que usam aplicativos com o kit de desenvolvimento da AdDuplex — ou seja, esse não é um dado oficial da Microsoft e nem definitivo, mas sim uma amostragem que leva em conta apenas as duas últimas versões.

Adoção nada fenomenal

De acordo com a análise, o Windows 11 está em um bom ritmo de adoção, mas não chega perto do domínio que a sua versão anterior atualmente possui.

O sistema operacional foi anunciado oficialmente em junho de 2021, mas o seu lançamento para o público consumidor foi apenas em 5 de outubro.

Além disso, há outro fator que poderia diluir ainda mais o público: as restrições da Microsoft sobre quais aparelhos estão habilitados para a atualização, com requisitos mínimos de processador e memória que deixaram muitos modelos modernos de fora.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.