Windows 11: conheça as diferentes versões do sistema operacional

2 min de leitura
Imagem de: Windows 11: conheça as diferentes versões do sistema operacional
Imagem: Divulgação: Microsoft

Lançado em outubro de 2021, o Windows 11 ainda está em período de transição para alguns dispositivos. Atualmente, o sistema conta com três versões principais e uma extra para estudantes, totalizando quatro edições, cada uma tendo um público-alvo diferente.

As três principais versões do sistema operacional são Windows 11 Home, Windows 11 Pro e Windows 11 Pro para Estações de Trabalho (ou Business).

Antes de mais nada, é importante lembrar que todas as edições possuem pontos em comum e incluem layouts ajustáveis, áreas de trabalho personalizáveis, interação flexível de dispositivos, novas funções de cancelamento de ruído e desfoque de fundo no Microsoft Teams e o Microsoft Power Automate. Abaixo, confira as principais diferenças entre cada uma delas e qual a melhor para você.

Windows 11 Home

O Windows 11 Home tem como público-alvo usuários domésticos, alunos e jogadoresO Windows 11 Home tem como público-alvo usuários domésticos, alunos e jogadoresFonte:  Divulgação: Microsoft/Unsplash 

Voltado a usuários domésticos, alunos e gamers, o Windows 11 Home é a versão básica do sistema. Em comparação ao Pro e ao Pro para Estações de Trabalho, o Windows Home não possui 7 dos 23 recursos de segurança do Windows 11.

As ausências incluem a criptografia de dispositivo BitLocker, a integração à Proteção de Informações da Microsoft, Windows Hello para Empresas, a Área Restrita do Windows, o WIP (parte da Proteção de Informações), implementação remota de PCs e o Sistema de Arquivos Resiliente (ReFS).

Como os recursos são voltados para o mercado corporativo, a ausência das ferramentas extras não atrapalham a usabilidade de usuários comuns, mesmo os mais exigentes. Com isso, A edição Windows 11 Home acaba sendo a mais popular e indicada para usuários comuns.

Windows 11 Pro

O Windows 11 Pro possui foco em ambientes híbridos de trabalhoO Windows 11 Pro possui foco em ambientes híbridos de trabalhoFonte:  Reprodução: Microsoft/Unsplash 

O Windows 11 Pro, de acordo com a Microsoft, foi criado pensando nos ambientes híbridos de trabalho, e possui todos os recursos de trabalho que a versão Home não tem, além de superá-la em 2 nos recursos de segurança. O Windows 11 Pro possui, por exemplo, o recurso Área de Trabalho Remota, que permite acessar arquivos, aplicativos e pastas de qualquer lugar usando um dispositivo compatível.

As funções extras podem garantir uma melhor usabilidade no ambiente corporativo. Assim, para quem está montando máquinas para um escritório, por exemplo, vale a pena considerar a adoção da edição Pro do Windows 11.

Windows 11 Pro para Estações de Trabalho

O público-alvo do Windows 11 Pro para Estações de Trabalho são usuários com carga de trabalho avançadaO público-alvo do Windows 11 Pro para Estações de Trabalho são usuários com carga de trabalho avançadaFonte:  Divulgação: Microsoft/Unsplash 

O Windows 11 Pro for Business tem foco em "pessoas com cargas de trabalho avançadas", como cientistas de dados, profissionais de CAD, pesquisadores, equipes de produção de mídia, designers gráficos e animadores. Ele possui todos os recursos das outras versões, além de ferramentas adicionais de segurança e trabalho.

Windows Windows 11 SE for Education

O Windows 11 SE Education possui recursos exclusivos para professores e administradores escolaresO Windows 11 SE Education possui recursos exclusivos para professores e administradores escolaresFonte:  Divulgação: Microsoft/Unsplash 

Por fim, o Windows 11 SE for Education chega com o objetivo de fornecer "educação, acessibilidade e inclusão". Esta versão possui controle de instalação de aplicativos e ainda permite transmitir apps em tela cheia para projetores de sala de aula.

Segundo a Microsoft, ele foi desenvolvido "para professores que precisam de um ambiente simples e livre de distrações para seus alunos e para administradores de TI da escola que precisam de dispositivos seguros, fáceis de implantar e gerenciar e com bom desempenho".

A Microsoft já fechou parceria com diversas fabricantes de computadores e está trazendo a versão educacional do Windows 11 para o mercado em notebooks e tablets.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.