SSD lento no Windows 11? Esta atualização pode resolver

1 min de leitura
Imagem de: SSD lento no Windows 11? Esta atualização pode resolver
Avatar do autor

Após reclamações de usuários, a Microsoft confirmou que o Windows 11 está mesmo causando lentidão em alguns modelos de SSD NVMe e outras unidades de armazenamento. O problema em questão chega a cortar pela metade a velocidade de escrita de certos dispositivos de armazenamento, mas uma atualização que corrige o problema já está disponível.

Como já sugerido anteriormente, a correção para o problema foi lançada em 22 de novembro para a build 22000.348, já disponível para usuários do preview do sistema operacional. A correção está disponível como uma atualização opcional no Windows 11, com codinome KB5007262.

Se você sentiu que o desempenho de sua máquina pode ter sido prejudicado por causa do sistema e quer baixar a atualização, basta seguir o passo a passo abaixo:

1 - Clique no botão do Windows e acesse as Configurações;
2 - Entre no menu Windows Update, disponível no canto esquerdo da interface;
3 - Acesse o menu Opções Avançadas e entre em Atualizações Opcionais;
4 - Clique para instalar a atualização KB5007262 para aplicar o patch;
5 - Para saber se o patch já está instalado, volte para o Windows Update e busque o nome da atualização na aba Histórico de Atualizações;

O que aconteceu?

Segundo as informações fornecidas pela própria Microsoft, a lentidão nos SSDs é fruto de um problema que estava causando "ações desnecessárias" nos discos de armazenamento. Apesar de ser sentida principalmente em armazenamentos mais rápidos, a falha afeta SSDs, tanto modelos SATA, e também HDDs.

De acordo com a empresa, o problema está ligado com a função USN Journal, que já vem habilitada no disco local C:, normalmente utilizado para a instalação do sistema. Logo, como os usuários tendem a utilizar discos rápidos como partição primária para o Windows 11, o bug pode ter causado desconforto em diversos usuários que investiram em SSDs potentes.

Um modelo que virou exemplo do poder da falha é o SSD Samsung 980: em alguns testes, a velocidade de escrita do produto caiu de 1601,03 MB/s para 911,29 MB/s. Resta agora aguardar a distribuição ampla da atualização e mais correções vindas da Microsoft, que ainda precisa realizar melhorias no Windows 11.