Microsoft exibe alerta para quem usar Windows 11 em PCs antigos

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft exibe alerta para quem usar Windows 11 em PCs antigos

A Microsoft atualizou nos últimos dias o app PC Health Check, que verifica a compatibilidade do seu computador com o Windows 11. Só que uma das adições feitas pela empresa passou despercebida em um primeiro momento: um aviso bastante direto da empresa sobre os riscos de usar o sistema operacional em um PC não suportado.

A janela foi encontrada pelo site The Verge e inclui um botão de "Aceitar", para confirmar que o usuário leu a mensagem e está ciente de que a responsabilidade é sua ao prosseguir. O recado é dado apenas às máquinas que não atendem aos requisitos mínimos do sistema, o que elimina uma quantidade considerável de dispositivos.

A janela com o aviso de que o seu PC pode apresentar problemas que não são de responsabilidade da marca.A janela com o aviso de que o seu PC pode apresentar problemas que não são de responsabilidade da marca.Fonte:  The Verge 

"Instalar o Windows 11 neste PC não é recomendável e pode resultar em problemas de compatibilidade. Se você prosseguir, o seu PC não será mais habilitado e não será mais elegível para receber atualizações. Danos ao seu PC por falta de compatibilidade não são cobertos pela garantia da fabricante. Ao selecionar 'Aceitar', você se diz ciente de que leu e compreendeu esta declaração", diz o recado.

E agora?

A Microsoft recentemente mudou a sua política de suporte a computadores antigos: ela não vai impedir a instalação do Windows 11 em PCs sem os requisitos mínimos, como havia sido declarado anteriormente, mas tirou os modelos do grupo de testes e deve reforçar ainda mais os avisos sobre as consequências.

Além disso, os termos sobre atualizações ainda carecem de explicação: a marca não detalhou como será a frequência das atualizações de sistema e segurança nos modelos não compatíveis, citando apenas que eles podem, em algum momento, perder esse privilégios. Por outro lado, fabricantes como a Asus correm contra o tempo na tentativa de fazer com que mais dispositivos sejam aptos a receber a plataforma.

A Microsoft foi contatada e, até o momento, não se pronunciou sobre o assunto. A versão estável e oficial do Windows 11 será lançada em 5 de outubro de 2021.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.