Como proteger suas imagens com senha no Google Fotos

3 min de leitura
Imagem de: Como proteger suas imagens com senha no Google Fotos
Imagem: Google/Reprodução
Avatar do autor

O Google oferece aos seus usuários uma infinidade de possibilidades quando se fala em soluções de armazenamento. As suas fotos, por exemplo, podem ser adicionadas integralmente no Google Fotos, que funciona como uma nuvem especializada em imagens, sincronizada com todos os seus dispositivos com uma única conta Google. Mas você sabia que é possível proteger algumas dessas imagens com senha?

Essa novidade surpreendente e com toda a certeza, vai deixar os usuários ainda mais seguros em organizar suas fotos dentro deste software, sobretudo por conta da privacidade que ele oferece a todos. Se você utiliza o Google Fotos em seu smartphone, saiba que com um simples toque, o aplicativo entende que seu aparelho está recheado de fotos e as salva, automaticamente, na nuvem.

Fonte:  Google/ Reprodução

Saiba como utilizar as principais ferramentas do Google Fotos

Tanto no sistema operacional Android, quanto no sistema operacional iOS, é possível recuperar fotos antigas com um recurso chamado Recordações. Por meio dele, o aplicativo permite que os usuários se recordem de imagens de um determinado dia ao longo dos anos, tendo em vista que com sua tecnologia avançada, a nuvem de armazenamento consegue organizar todas as fotos salvas a partir da data de postagem de todas elas.

Algumas, inclusive, são armazenadas a partir da data que os dispositivos a capturaram, levando em consideração que diversas câmeras e smartphones deixam salvo, já no arquivo de imagem, a data em que foram tiradas. Nesse sentido, o Recordações funciona também como uma espécie de Stories, no qual os usuários podem conferir suas imagens de um jeito curioso.

Embora essa novidade seja bastante interessante, o aplicativo do Google Fotos ainda não permite proteger determinadas imagens com senha. Mas existem alguns truques, que diversos usuários praticam atualmente e podem ser muito eficazes com relação à privacidade.

Fonte:  Rafael Leão/Unsplash 

Por exemplo, o app permite que pastas sejam arquivadas dentro da nuvem, sem que elas estejam disponíveis para uma visualização rápida. Nesse sentido, basta selecionar todas as imagens que deseja proteger, clicar nos três pontinhos que aparecerem no canto superior direito e confirmar a ação. Para acessá-las, posteriormente, basta acessar o menu disponível no canto esquerdo e procurar por Arquivo.

E, além disso, você também pode buscar por apps de terceiros e outros recursos em seu smartphone para deixar tudo ainda mais privativo e colocando até mesmo uma senha de acesso em seu conteúdo.

Aprenda a colocar senha no Google Fotos pelo Android e iOS

Usuários do sistema iOS 12 possuem uma grande vantagem no armazenamento de suas imagens pelo Google Fotos, pois podem utilizar um recurso de segurança implementado nessa atualização. Embora a Apple não permita, necessariamente, que aplicativos de terceiros façam o bloqueio de funções em outros apps, um truque interessante é configurar o tempo de tela em consonância à inatividade do Google Fotos para bloqueá-lo com o seu PIN cotidiano.

Para isso, acesse o menu de Ajustes do aparelho e busque por Tempo de Tela. Essa aba estará disponível logo após a visualização dos recursos do iCloud e também das conexões de Wi-Fi e dados móveis. Toque em Habilitar Tempo de Tela e selecione a opção Meu dispositivo, pois esse recurso também pode ser utilizado por pais que querem supervisionar seus filhos no celular.

Todos os aparelhos que estiverem conectados à sua conta iCloud também aparecerão nesse momento, oferecendo a possibilidade de configuração por um único local. Em seguida, você poderá personalizar essa ferramenta, escolhendo o Google Fotos na lista de apps para instaurar um tempo de tela específico para que a senha seja solicitada. Ao clicar em Adicionar Limite, você definirá todas as suas preferências.

Fonte:  Freepik 

Uma dica é colocar o menor tempo possível, assim, se alguém indesejado tentar usar seu Google Fotos, a tela será bloqueada automaticamente. Para adicionar outros aplicativos do aparelho à lista, basta clicar em Adicionar outra opção, selecioná-los e personalizá-los com uma quantidade de tempo específica.

Vale destacar que com o iOS 14, alguns aplicativos também podem ser bloqueados após uma determinada quantidade de tempo por meio do Raio X facial, que reconhece o rosto do dono do dispositivo de forma instantânea. No sistema operacional Android, no entanto, apesar desse recurso não estar disponível, alguns aplicativos de segurança podem ajudar na função.

Em linhas gerais, todos eles funcionam da mesma maneira, como o Bloqueio (AppLock), CM Locker e também Bloqueio de Aplicativos - Impressão Digital.

Fonte:  Daniel Romero/Unsplash 

Ao instalá-los em seu aparelho, dê permissão para que ele possa funcionar. Em seguida, defina uma senha padrão para que seu funcionamento seja garantido. O aplicativo também poderá solicitar uma conta de e-mail para recuperação de senha, se isso eventualmente for necessário. Dentro do app, você poderá selecionar todos os outros que estão instalados no seu dispositivo que deseja bloquear com senha, incluindo o Google Fotos.

Se o seu smartphone possui a função biométrica, além da senha escolhida, você também conseguirá acessar o app por meio desse recurso.

Gostou das dicas? Não deixe de aplicá-las!