Google Fotos começa a liberar Pasta Segura com senha

1 min de leitura
Imagem de: Google Fotos começa a liberar Pasta Segura com senha
Imagem: Google/Divulgação
Avatar do autor

O Google Fotos começou a disponibilizar um recurso com a promessa de aumentar a segurança das imagens armazenadas na plataforma. Trata-se da Pasta Segura, que está sendo liberada de forma gradual para alguns usuários, chegando primeiro aos celulares da linha Pixel, conforme relato do XDA Developers nesta segunda-feira (14).

A novidade, apresentada durante a conferência Google I/O 2021, realizada em maio, permite ocultar fotos e vídeos em uma pasta protegida, mantendo os arquivos longe dos olhares de terceiros. O bloqueio pode ser feito tanto por senha quanto por biometria, caso o dispositivo possua leitor de digitais e afins.

Colocando os arquivos nesta pasta bloqueada do Google Fotos, eles não aparecerão mais na pesquisa, na grade de fotos nem nos álbuns e memórias do serviço de armazenamento na nuvem. Outro detalhe é que os apps de terceiros ficarão impossibilitados de acessar tais imagens.

A pasta segura torna os arquivos ocultos no serviço de armazenamento na nuvem.A pasta segura torna os arquivos ocultos no serviço de armazenamento na nuvem.Fonte:  Google/Divulgação 

Vale ressaltar ainda que os arquivos ocultos não têm backup na nuvem, ficando armazenados localmente no celular, o que pode ser um problema caso você os perca. Se as imagens protegidas já estiverem salvas online, elas serão excluídas da nuvem, passando a ser encontradas somente no armazenamento interno.

Disponibilidade em outros celulares

Chegando inicialmente aos modelos das séries Pixel 3, Pixel 4 e Pixel 5 com a atualização de junho, o recurso de Pasta Segura pode ser ativado na opção "Biblioteca" do app. No menu, é possível configurar a funcionalidade, adicionando as imagens já existentes na plataforma.

Também existe a alternativa de salvar as próximas fotos e vídeos registrados com as lentes do aparelho diretamente na pasta oculta. Para tanto, basta ativar a função no aplicativo Google Camera, tocando no ícone da galeria de imagens, no canto superior direito da tela.

A pasta protegida será exclusiva dos smartphones Pixel neste momento. Mas, conforme o Google já afirmou, ela chegará aos demais celulares An'droid ainda em 2021.