One UI 4 pode trazer opção de substituir Samsung Free pelo Google

1 min de leitura
Imagem de: One UI 4 pode trazer opção de substituir Samsung Free pelo Google
Imagem: Samsung
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Atualmente na versão 3.1, a One UI já desembarcou na maioria dos dispositivos mais recentes da Samsung. A novidade apresentou novos recursos e ajustes para o sistema operacional da sul-coreana, contudo, de uma forma não muito homogênea — o que acabou por desagradar parte dos usuários. Uma dessas novidades está relacionada ao feed de notícias Samsung Free, que só pode ser substituído pelo Google Discover em alguns aparelhos.

Mais especificamente, o problema trata-se da ausência de alternativa quanto ao aplicativo de notícias presente na tela inicial dos celulares que receberam a One UI 3.1 via atualização. Nestes modelos, há apenas a opção de utilizar o Samsung Free, que traz um feed de posts da plataforma de notícias Taboola e uma página de jogos.

Por outro lado, os modelos que já saíram de fábrica com a One UI 3.1, como os da linha Galaxy S21 e o Galaxy A32 5G, possuem a opção de utilizar o Google Discover como padrão na tela inicial, garantindo uma melhor experiência para quem utiliza os serviços da gigante de Mountain View. A diferença, apesar de parecer pequena ao considerar as demais funcionalidades oferecidas na versão, incomoda alguns usuários mais exigentes quanto a personalização de seus celulares.

Seleção de aplicativos de notícia na One UI é exclusiva para alguns modelos. (Fonte: Sammobile / Reprodução)Seleção de aplicativos de notícia na One UI é exclusiva para alguns modelos. (Fonte: Sammobile / Reprodução)Fonte:  Sammobile 

Contudo, esta incômoda característica pode mudar com a chegada da One UI 4.0. Como sugere o site Sammobile, a relação entre a Samsung e o Google parece ter ficado ainda mais íntima com o lançamento do novo Galaxy Watch 4, com sistema baseado no Wear OS. As evidências dessa aproximação podem ser observadas até mesmo na atual versão do sistema operacional sul-coreano, que oferece o mensageiro da Dona do Android como padrão.

Embora o Samsung Feed possa ser suficiente para boa parte dos usuários, é possível entender o descontento relatado ao considerar a alta capacidade de personalização oferecida pelos produtos da Google, que possui maior registro das atividades pessoais dos internautas — o que, inevitavelmente, também pode ser entendido como um ponto negativo pelos mais cautelosos. Assim, a possibilidade de escolha seria uma alternativa adequada ao caso.

Resta aguardar o posicionamento da Samsung sobre o recurso. A One UI 4.0 está disponível em beta atualmente, mas somente um grupo limitado de usuários pode baixar a atualização. Confira as principais novidades da interface, que é baseada no Android 12.