WhatsApp: veja 5 novidades que estão chegando ao app

3 min de leitura
Imagem de: WhatsApp: veja 5 novidades que estão chegando ao app
Avatar do autor

A versão beta do WhatsApp recebe antecipadamente alguns recursos que podem chegar na edição principal do app, como foi o caso da transferência de chats entre celulares Android e iOS. Nesta semana, o mensageiro começou a receber novas ferramentas em fase de testes, descobertas inicialmente pelo site WABetaInfo e já estão chegando para usuários do programa de testes.

Além disso, mais funções interessantes também estão em desenvolvimento e devem chegar na edição de testes do app em breve. Abaixo, confira cinco funções do WhatsApp que estão sendo testadas ou em desenvolvimento para o mensageiro no Android, iOS ou PC. As funções ainda não têm data para chegar na edição estável do aplicativo, mas devem ser lançadas em algum momento futuro.

Atalho de pagamento

O WhatsApp Pay ainda não deslanchou no Brasil, mas o Facebook quer tentar “empurrar” a função para mais usuários usando um novo atalho. A versão beta do aplicativo agora tem um ícone com símbolo de cifra ao lado do botão de anexos, na barra de escrever e enviar mensagens.

atalhoNovo atalho facilita o uso do WhatsApp Pay.

Ao pressionar o botão, o usuário pode enviar dinheiro para contatos usando o sistema de pagamento do app. A ferramenta chegou primeiro ao WhatsApp beta do Android, mas deve dar as caras no iOS futuramente.

Sistema de denúncias

O WhatsApp também começou a testar um novo sistema de denúncia de contas. A edição do recurso disponível a partir da versão 2.20.206.3 do Android traz mais clareza nas informações coletadas pelo mensageiro.

denunciaNovo sistema de denúncias coleta cinco mensagens da conversa.

Ao reportar um contato, o sistema do aplicativo vai capturar cinco mensagens para validar a denúncia. Assim como na versão anterior, o app também conta com uma caixa de diálogo que permite bloquear o contato e deletar o chat — mesmo com as mensagens apagadas, o WhatsApp ainda conseguirá realizar a coleta de material para a denúncia.

Conversas que desaparecem automaticamente

Um recurso que ainda não apareceu na edição beta, mas teve seu desenvolvimento confirmado é o modo de conversas que desaparecem automaticamente. A novidade promete garantir mais privacidade para os usuários e aprimorar a competição contra rivais como Telegram e Signal.

Enquanto o WhatsApp já recebeu funções de mensagens autodestrutivas, a novidade promete elevar o uso desse método de segurança. Quando ativada, a ferramenta transformará todos os novos chats em conversas efêmeras, que desaparecem após um tempo determinado. Para garantir transparência, os membros de grupos e interlocutores de conversas serão avisados quando a função estiver em uso.

Arquivo de conversas no WhatsApp Web para PC

Os usuários da versão beta do mensageiro agora também podem arquivar conversas para sempre na versão de PC do WhatsApp. Nesta semana, a edição de testes no computador recebeu a nova função que evita chats arquivados de voltarem para a tela inicial do app.

A ferramenta já estava disponível anteriormente no WhatsApp Web de PC, mas não era compatível com a nova tecnologia de múltiplos dispositivos do mensageiro. Com a nova atualização (2.2135.1), todos os grupos e conversas permanecerão arquivados em qualquer aparelho conectado à sua conta.

Novo design de cartão de contato

O WhatsApp também está desenvolvendo um novo cartão para contatos e grupos, que aparece ao clicar nas fotos de perfil na aba de conversas. Enquanto a versão atual mostra a imagem em um quadrado, a nova edição trará uma thumbnail redonda.

WaEnquanto os cartões exibem imagens quadradas atualmente, o novo visual adotará círculos.Fonte: WABetaInfo

Além disso, o botão de informação será movido para o lado do nome do contato, abrindo mais espaço para as funções de iniciar a conversa e chamadas de voz ou vídeo. O novo design dos cartões ainda está em desenvolvimento e deve chegar em breve à versão beta do WhatsApp.