App que alerta sobre covid é instalado automaticamente no Android

1 min de leitura
Imagem de: App que alerta sobre covid é instalado automaticamente no Android
Imagem: Unsplash/Reprodução

Um app de rastreamento de casos de covid-19 está sendo instalado automaticamente nos celulares Android dos moradores do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, conforme relata o The Verge nesta segunda-feira (21). Muitos usuários aproveitaram a seção de comentários da Google Play Store para reclamar da instalação sem autorização.

Lançado na última terça-feira (15), o app MassNotify foi desenvolvido em parceria com a Google e a Apple para ajudar a desacelerar a disseminação do novo coronavírus. Baseado no Bluetooth dos dispositivos, ele notifica sobre a proximidade com o telefone de alguém que foi infectado e relatou o diagnóstico no serviço.

No entanto, a instalação automática da ferramenta não agradou aos proprietários dos smartphones. "Embora eu acredite na intenção com que este aplicativo foi feito, instalá-lo sem nenhuma notificação é extremamente alarmante", escreveu um dos usuários na loja.

O app MassNotify ajuda a rastrear os casos de covid-19.O app MassNotify ajuda a rastrear os casos de covid-19.Fonte:  9to5Google/Reprodução 

"Aplicativos normais não podem simplesmente se instalar. Não tenho certeza do que está acontecendo aqui, mas isso não conta como voluntário", queixou-se outro usuário, se referindo ao cadastro para usar o serviço, que não é obrigatório. Cerca de 500 mil moradores aderiram à plataforma voluntariamente, nos primeiros dias de funcionamento do app.

Instalado, mas não ativado

Questionada sobre a instalação do MassNotify sem o consentimento do usuário, o Google confirmou a disponibilidade automática do app, lançado em parceria com o Departamento de Saúde Pública de Massachusetts. Mas, segundo a gigante das buscas, a ferramenta só funciona se for ativada pelo proprietário do celular.

"As notificações de exposição de covid-19 são habilitadas apenas se um usuário ativá-las de forma proativa. Os usuários decidem se ativam esta funcionalidade e se compartilham informações por meio do sistema para ajudar a alertar outras pessoas sobre uma possível exposição", explicou a companhia de Mountain View.

Quem quiser utilizar o sistema deve habilitá-lo nas configurações do dispositivo, dentro do menu "Google", ativando a opção "Notificações de exposição covid-19".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.