Android vai ganhar seis novidades nos próximos dias; confira a lista

3 min de leitura
Imagem de: Android vai ganhar seis novidades nos próximos dias; confira a lista
Imagem: Divulgação/Google

O Google anunciou nesta semana seis novos recursos para o Android que devem ser lançados nas próximas semanas. A lista contém desde atualizações interessantes, mas não tão úteis aos brasileiros, como um novo sistema de alerta de terremotos, até opções que serão ótimas para quem gosta de usar os recursos de voz dos smartphones e o Android Auto. Confira a lista completa.

Detecção de olhar para reconhecimento de voz

O Voice Access, aplicativo do Google que possibilita a manipulação da tela por comandos de voz, ganhou um nova opção que possibilita a detecção do olhar do usuário para confirmar se ele está falando com o celular ou não.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O recurso será ótimo para filtrar ações involuntárias e já está disponível na versão beta. Além disso, o aplicativo agora sabe quando o usuário está tentando ditar uma senha e palavras como "cifrão" ou "asterisco" serão associadas aos símbolos, facilitando a escrita e aumentando a segurança do usuário. A atualização já está disponível no modo beta.

O Voice Access, função de acessibilidade, reconhece se você está falando com o celular ou com amigos.O Voice Access, função de acessibilidade, reconhece se você está falando com o celular ou com amigos.Fonte:  Divulgação/Google 

Google Assistente ágil e com novos atalhos

O Google Assistente agora permite criar atalhos para abrir e utilizar aplicativos de terceiros com apenas um comando de voz. O canal de YouTube do Android publicou um vídeo ilustrando a funcionalidade.

Você poderá, por exemplo, comprar algo pelo Ebay usando apenas a fala, ou checar métricas no Strava — aplicativo de exercícios. Infelizmente, o vídeo ilustra poucos exemplos, mas informa que o recurso vai funcionar com os 30 aplicativos mais populares da Play Store, como o YouTube, TikTok e a Amazon. A novidade já foi anunciada no ano passado, mas agora ela está finalmente saindo do período de testes.

Sistema de alerta de terremotos

Também anunciado no ano passado, o ambicioso sistema global de detecção de terremotos foi lançado no Cazaquistão, Turquia, Filipinas, República do Quirguistão, Uzbequistão, Turcomenistão e Tajiquistão. O recurso é gratuito e estará disponível primeiro em países que sofrem mais com este tipo de catástrofe, o que exclui o Brasil da lista.

O sistema traz avisos em tempo real caso o usuário esteja em uma área de riscoO sistema traz avisos em tempo real caso o usuário esteja em uma área de riscoFonte:  Divulgação/Google 

Novo sistema para recomendação de emojis

Se você é usuário do Gboard, o teclado padrão do Android, então talvez seu uso de emojis fique mais ágil. O teclado agora será capaz de detectar o conteúdo da sua mensagem e recomendar combinações de emojis diferentes para ilustrar uma conversa.

A novidade tira vantagem da "cozinha de emojis", lançada no final de 2020, e permite a customização de figurinhas. A nova opção foi lançada em modo beta e tem suporte para o inglês, espanhol e português.

Agora o Gboard vai recomendar novas combinações de figurinhas com base no conteúdo da sua mensagemAgora o Gboard vai recomendar novas combinações de figurinhas com base no conteúdo da sua mensagemFonte:  Divulgação/Google 

Nova opção de favoritar mensagens

O aplicativo Mensagens do Google agora deixa o usuário favoritar posts específicos para que ele se lembre de conversas importantes. O recurso é específico do aplicativo e deve ser lançado nas próximas semanas, mas ainda sem data exata de lançamento.

Novas opções de customização para o Android Auto

O Android Auto — interface para veículos — deve ganhar várias novidades nos próximos dias. Além de melhorias para navegação dos menus, como um botão de rolagem rápida para o topo e a opção de organizar os aplicativos por ordem alfabética, será possível personalizar o inicializador pelo celular e o modo escuro não será mais apenas automático.

Também veremos melhorias no sistema de mensagens, já que agora podemos acessar aplicativos como o WhatsApp direto da tela de inicial. Por fim, novos aplicativos de navegação e assistentes de estacionamento serão compatíveis com a interface, mas o Google ainda não divulgou uma lista completa.

Agora você pode customizar sua tela inicial usando o celularAgora você pode customizar sua tela inicial usando o celularFonte:  Divulgação/Google 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.