Google Mensagens recebe criptografia de ponta a ponta no Android

1 min de leitura
Imagem de: Google Mensagens recebe criptografia de ponta a ponta no Android
Imagem: Mobilesyrup/Reprodução

A próxima atualização do Google Mensagens vai adicionar suporte a criptografia de ponta a ponta para usuários do Android. Usando o protocolo RCS, isso garantirá maior privacidade ao enviar textos ou mídias para outras pessoas.

Os conteúdos criptografados estão disponíveis para conversas individuais em que as duas partes estejam conectadas à internet (wi-fi ou rede móvel). A opção não funciona com SMS simples – que não oferece suporte para criptografia – ou chats em grupo.

Os usuários do Mensagens vão poder trocar mensagens de forma segura.Os usuários do Mensagens vão poder trocar mensagens de forma segura.Fonte:  Google/Divulgação 

A novidade estava em teste beta com usuários selecionados desde novembro de 2020. Assim, a Google usa o mesmo protocolo do Signal para gerar a chaves de segurança para cada mensagem presente nos dispositivos envolvidos na conversa.

Como funciona

De modo geral, isso evitará que invasores possam interceptar os bate-papos nos celulares. Para aumentar a segurança, a pessoa pode compartilhar um código de verificação com outro usuário para provar sua real identidade.

Um ícone de cadeado abaixo das mensagens ou do botão “Enviar” indicará quando o conteúdo está protegido por criptografia. Lembrando que o recurso só é ativado quando ambos os usuários do app estão conectados à internet.

Caso o dispositivo tenha perdido temporariamente o sinal, o sistema retém o envio até estabelecer uma conexão segura. Contudo, é possível enviar o conteúdo no formato SMS sem a proteção criptografada.

Competição com outros mensageiros

A novidade do Google Mensagens pode ser crucial para o aplicativo competir diretamente com o iMessage da Apple. Dessa forma, a combinação de segurança criptografada com uma experiência automática e contínua deve atrair antigos usuários.

Além disso, o app se torna uma alternativa mais simples para aqueles que não querem usar softwares de terceiros, como WhatsApp, Telegram ou Signal. Apenas basta ter a versão atualizada do mensageiro para usar os recursos de privacidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.