Google Workspace e Chat agora são gratuitos para todos usuários

1 min de leitura
Imagem de: Google Workspace e Chat agora são gratuitos para todos usuários
Imagem: Google/Rperodução
Avatar do autor

O Google anunciou nesta segunda-feira (14) uma série de alterações em seu pacote de aplicativos e serviços relacionados ao Workspace, estendendo o conjunto de ferramentas colaborativas, hoje restrito a equipes de trabalho de empresas, para todos os usuários que possuem uma conta do Google. A empresa garante que possui, hoje, mais de 3 bilhões de usuários, embora a maioria esteja só no Gmail.

Mas a boa notícia não se restringe à gratuidade de um serviço hoje difundido mundialmente pela necessidade do trabalho remoto. O Google anuncia uma verdadeira revolução no produto, que abrange também o Gmail, Docs e o Chat. A ideia é que todos eles sejam integrados em uma guia única, e possam interagir e se interligar pela Smart Canvas, tela inteligente anunciada no I/O 2021.

Outra opção que o Google também liberou para todos os usuários é a plataforma de mensagens Chat, hoje disponível apenas para assinantes do antigo G Suite. Ao anunciar a "evolução das salas do Google Chat para o Spaces" que, embora seja em essência similar às salas de bate-papo, o Google pode estar apostar em uma alternativa doméstica ao Slack, ou aos grupos públicos do Discord.

Como funcionará na prática o novo Workspace?

Fonte: Getty ImagesFonte: Getty ImagesFonte:  Getty Images 

Embora todas essas mudanças e interações pareçam um pouco confusas a princípio, a ideia principal, conforme a diretora de produtos do Google, Sanaz Ahari, é que os usuários possam alternar facilmente entre diversas modalidades de comunicação e "manter o contexto". Assim, "se você começa alguma coisa com um e-mail e deseja evoluir para uma discussão com um grupo", você pode fazer isso sem sair do conjunto.

Com a implantação das novas funcionalidades, será possível avaliar como ocorrerá na prática a utilização do mesmo conjunto de produtos por todos os usuários do planeta. Com o Workspace disponível para mais de 3 bilhões de usuários, a comunicação do Google, mais do que nunca, terá que ser clara e precisa.

Google Workspace e Chat agora são gratuitos para todos usuários