Google Hangouts será substituído por versão gratuita do Chat

1 min de leitura
Imagem de: Google Hangouts será substituído por versão gratuita do Chat
Avatar do autor

Google revelou mais detalhes sobre como vai proceder no encerramento do Hangouts, que será substituído por outras soluções da empresa. Segundo a gigante da tecnologia, o aplicativo deixará de funcionar em 2021 e seu conteúdo será migrado para uma versão gratuita do Chat, outro serviço de mensagens da companhia.

O Chat foi concebido originalmente como um parceiro do Google Meet (ou Reunião, como é chamado no Brasil). A solução é voltada para empresas e tem como objetivo competir com plataformas como Slack e Microsoft Teams.

Google Hangouts será substituído pelo ChatGoogle Hangouts será substituído pelo ChatFonte:  Google 

No ano que vem, porém, o Chat ganhará uma nova vertente voltada para o público final. O aplicativo estará disponível em uma versão gratuita e também será integrado diretamente no Gmail.

Segundo a Google, a versão gratuita do Chat contará com funções familiares para quem já utiliza o Hangouts, incluindo suporte para conversas em grupo. Além disso, o novo mensageiro traz outras ferramentas para aprimorar a comunicação, incluindo respostas automáticas e busca mais rápida.

Mensagens seguras e integração

A Google também promete mais segurança na hora de trocar mensagens pelo Chat. Assim como o Gmail, o serviço contará com criptografia e medidas de segurança para evitar ataques de phishing.

Na parte do design, o Chat aparecerá na barra inferior do Gmail para dispositivos móveis, ao lado do atalho para o Google Meet. Uma aba para grupos também estará disponível com um atalho para facilitar o acesso.

A interface do Chat será a mesma no aplicativo standalone, com abas separadas para conversas e grupos. A diferença do aplicativo próprio é que os recursos do Gmail e Meet não estarão presentes, tornando a navegação mais concisa.

A atualização que substituirá o Hangouts pelo Google Chat começa a ser liberada na primeira metade de 2021. Segundo a empresa, os usuários não precisam se preocupar com o conteúdo de suas mensagens, já que todas as conversas e contatos estarão disponíveis no novo aplicativo.

Fontes

Google Hangouts será substituído por versão gratuita do Chat