Usuários do Android agora podem bloquear rastreio de apps para anúncios

1 min de leitura
Imagem de: Usuários do Android agora podem bloquear rastreio de apps para anúncios
Imagem: Alex Castro/The Verge
Avatar do autor

Pouco mais de um mês após a Apple liberar o seu esperado recurso de privacidade, o App Tracking Transparency (ATT), com a atualização iOS 14.5, agora foi a vez do Google anunciar que está aprimorando a proteção dos seus usuários do Android que não desejarem que anunciantes os rastreiem durante a navegação, segundo o Financial Times.

De acordo com o jornal londrino, o Google criou uma opção adicional para exclusão que permite aos usuários do Android utilizarem a chamada "Ad ID", uma identidade de publicidade na qual os usuários podem redefinir os próprios identificadores ou desativarem totalmente anúncios personalizados em apps do Google Play.

O próprio Google anunciou a alteração em um e-mail para desenvolvedores da Play Store na quarta-feira (2). Afirmando claramente que "quer dar aos usuários mais controle sobre seus dados para maior segurança e privacidade”, a gigante de Mountain View colocou a interface API Advertising ID em sua página de suporte para IDs de publicidade.

Assumindo o controle

Fonte: Financial Times/ReproduçãoFonte: Financial Times/ReproduçãoFonte:  Financial Times 

Atualmente, já é possível optar por não receber anúncios personalizados no Android. Você só precisa acessar o aplicativo Configurações, acessar a aba do Google e selecionar a opção "Anúncios". Na prática, no entanto, os desenvolvedores conseguem contornar o bloqueio e acessar normalmente o ID de publicidade do seu dispositivo.

Com o update, os desenvolvedores não conseguirão mais dar esse "drible", e os que tentarem acessar o ID de publicidade de pessoas que fizerem a opção pela exclusão receberão "uma string de zeros em vez de um identificador", garante o Google.

O lançamento da nova política será realizado em fases, segundo a página de suporte da empresa. Os dispositivos que já estiverem com o Android 12 instalado receberão as mudanças até o "final de 2021", mas no início do ano que vem elas já estarão disponíveis em todos os aparelhos com Google Play.

Essa revisão é uma verdadeira revolução na publicidade, pois permitirá que bilhões de usuários de Android escolham não receber as tais "publicidades baseadas em interesses".

Usuários do Android agora podem bloquear rastreio de apps para anúncios