Software

Facebook explica como iOS 14.5. afetará anúncios na rede social

Um informe enviado aos anunciantes explica como os novos recursos de privacidade afetarão o alcance e assertividade das propagandas no Facebook

30/04/2021, às 16:00

Facebook explica como iOS 14.5. afetará anúncios na rede social

Fonte:

Imagem de Facebook explica como iOS 14.5. afetará anúncios na rede social no tecmundo

O Facebook revelou o quanto o novo iOS 14.5 afetará negativamente a publicidade na rede social, bem como no Instagram. Os conflitos entre a empresa de Mark Zuckerberg e de Tim Cook não são nenhuma novidade e, pelo visto, estão longe de um fim. A divergência mais recente é causada pelo novo lançamento da Apple, o App Tracking Transparency, que bloqueia o rastreamento por aplicativos e sites.

Em um memorando, enviado aos anunciantes e obtido pelo 9to5mac, o Facebook detalhou as dificuldades que serão enfrentadas. De modo geral, a empresa coleta dados dos usuários através de seus aplicativos e serviços de terceiros. As informações são então utilizadas para traçar perfis de consumo, cujo objetivo é permitir a criação de propagandas personalizadas e mais eficazes. 

Essa coleta de dados permite ainda que o Facebook ofereça aos anunciantes estatísticas detalhadas de desempenho para que eles possam otimizar suas campanhas. Mas, com os novos termos da Apple, a empresa não poderá utilizar essa estratégia em usuários que tenham aparelhos da fabricante com o iOS 14.5 e optem pelo não rastreio. 

iOS 14.5. afetará negócios do Facebook

a  Unsplash/Reprodução 

Pelo ponto de vista do usuário, que preza pela privacidade de seus dados, essa é uma ótima notícia. Da perspectiva da empresa, contudo, isso representa uma provável redução nas receitas. No informe, o Facebook aponta que os resultados dos anúncios flutuariam gradualmente na medida em que os usuários atualizarem seus dispositivos para o iOS 14.5.

Isso afetará as estatísticas, que se tornarão menos detalhadas, além de gerar uma diminuição no público. Evidentemente, a empresa também sofrerá impactos financeiros, já previstos para o próximo semestre.

Mudança pode ser positiva

H  Unsplash/Reprodução 

Embora tenha se manifestado contra a decisão da Apple, o Facebook ponderou que a mudança pode ser, em algum nível, positiva para os negócios. Isso porque a empresa continuará rastreando o comportamento dos usuários através de seus aplicativos. 

A expectativa do Facebook é que, gradativamente, as companhias migrem seus negócios online para esses aplicativos. Dessa maneira, será possível manter a coleta de dados dos usuários como atualmente acontece, sem preocupações quanto ao App Tracking Transparency.

Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.