Android 12: Confira a maior mudança visual do Google [Hands-on]

5 min de leitura
Imagem de: Android 12: Confira a maior mudança visual do Google [Hands-on]

O Google apresentou na última semana o Android 12 no Google I/O, evento anual oferecido para desenvolvedores. É claro que muitas novidades foram anunciadas, mas hoje falaremos sobre os pontos específicos do Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Antes de mais nada, vale lembrar que esta é realmente apenas uma prévia para o público. Batemos um papo com o pessoal da Google e disseram que boa parte das funções seria liberada a partir do segundo beta.

Então, infelizmente vamos ter que esperar um pouco e conferir o que já está disponível agora no Android 12. Além da Samsung, Apple e Xiaomi, outras influenciaram na maior mudança de design do Android nos últimos anos.

Design

O Android 12 só deve ser lançado publicamente em meados de agosto. Até lá, podemos esperar por mais adições ou remoções de recursos. Sobre a compatibilidade com dispositivos, é bom "ficar de olho" por aqui que a gente sempre está publicando as listas dos aparelhos que podem receber a atualização.

Em fevereiro, quando a Google lançou a prévia do Android 12 para desenvolvedores, eles deixaram bem claro que "a privacidade está no centro de tudo o que fazemos". Agora, eles focam mais a usabilidade e como isso pode chegar ao usuário.

Por exemplo: foi citado que uma nova API permitiria o uso de imagens, vídeos e áudios entre os apps. Em outras palavras, será possível arrastar mídias de um local para o outro, como uma imagem do Chrome direto para um contato no WhatsApp — mas não nesse beta.

Android 12Android 12. (Imagem: Divulgação/Google)

O que a gente viu nesse beta foram grandes mudanças de visual. Eu estou usando a atualização desde a semana passada e, bom, é o Android. Tudo está praticamente no mesmo lugar, só que as coisas estão, sim, diferentes.

Agora a gente tem uma variedade de novas animações. Tem animação nova ao rolar páginas até o início ou final (bounce); de bloqueio e desbloqueio de tela; de limpar notificações e no relógio enorme na tela bloqueada; quando a gente entra ou sai da multitarefa; para indicar o carregamento; para abrir ou fechar apps e até mesmo para clicar em um botão.

Outra mudança bem interessante vai permitir que o Android adapte sua paleta de cores de acordo com o papel de parede do usuário, o que será opcional. É só trocar o papel de parede e o sistema troca as cores em tudo quanto é lugar.

Android 12Android 12. (Imagem: Divulgação/Google)

O que eu vi nesse beta é que outras áreas do sistema foram reformuladas. A central de notificações e as ações rápidas, por exemplo, estão com um visual completamente diferente. Agora, as notificações ficam mais agrupadas, o que faz mais sentido, e as configurações aparecem em grandes botões, não mais em pequenos ícones.

A Google também teve que fazer outra jogada para organizar essa nova interface. Caso o usuário queira usar o botão de energia para o Google Assistente, o menu de casa inteligente e atalhos do painel, como do Google Pay, passam a ser exibidos na própria central.

Em um vídeo, a Google também mostra um pequeno botão na tela bloqueada que parece um ícone de cartão de crédito. Talvez seja um atalho para o Google Pay, como o que o iOS 14 tem ao apertar duas vezes o botão principal para o Apple Pay.

Material You

Pelo o que deu pra ver até agora, toda a interface agora tem cantos arredondados, cores suaves e pode ser bem personalizável. Essa é a maior mudança visual no Android desde 2014, quando eles lançaram o Material Design. Essa nova versão se chama Material You.

O sistema ainda tem botões inferiores mais espaçados, com mais margem e novos widgets. A Apple parece que conseguiu "subir o nível" no iOS 14 mesmo tendo lançado widgets 12 anos depois do Google. No Android 12, eles têm mais formas e formatos, são adaptativos e mais interativos, mas também só devem chegar aos próximos betas.

Android 12Android 12. (Imagem: Divulgação/Google)

Nas próximas atualizações, provavelmente veremos mais mudanças visuais em menus, botões, páginas de configuração de alguns itens, nas notificações e nos widgets. Eles também mostraram na apresentação algumas barrinhas de volume com formatos diferentes; umas mais grossas, outras até onduladas.

A Google também promete que o sistema será mais fluido e leve em diferentes hardwares. Estou usando um Pixel 3, que é de 2018, e as coisas realmente estão rapidinhas. Nada muito diferente do Android 11, mas as animações mais suaves ajudam nessa impressão.

Agora, para mim, o recurso novo mais legal até então é o de deslizar as notificações com um gesto no canto inferior da tela. Isso aí tinha sumido com a chegada dos leitores digitais na tela, mas continua vivo em alguns celulares com leitor biométrico tradicional.

Privacidade

A privacidade está no centro de tudo, e no Android 12 a Google permite que o usuário não compartilhe a localização exata com apps, apenas a aproximada. No Android 11, a novidade nesse sentido foi permitir o acesso à câmera, ao microfone e à localização por um app apenas uma vez.

Isso também significa que há botões na central de controle que impedem o uso da câmera e do microfone. Aliás, sabe aquela bolinha verde que indica o uso da câmera ou do microfone no iOS 14? Isso também vai chegar no Android 12.

Mas, seguindo com esse foco na transparência, a Google criou o Privacy Dashboard. Ele é um painel de privacidade que traz informações e configurações de permissões. Será possível ver quantos apps usaram itens do sistema, quantas vezes fizeram isso e coletar métricas de uso. Mas, por enquanto, só a função de localização está disponível.

A gente sempre vê a galera zoando a Apple por lançar recursos novos alguns anos depois da concorrência. Esse aqui é um caso parecido. Em 2014, o Google apresentou o Material Design como a "reinvenção do Android". E eu sei que a percepção de tempo de alguns de nós pode estar desalinhada, mas isso foi há 7 anos.

Android 12Android 12. (Imagem: Divulgação/Google)

Assim, que bom que as coisas mudam, finalmente o Android vai ter uma cara nova. E ela realmente parece mais pessoal, divertida. Mas será que isso teria acontecido agora se outras empresas não estivessem trabalhando duro também nas suas interfaces? Afinal de contas, a gente já está bem acostumado com o Android — e ainda podemos baixar interfaces.

O Android 12 é, basicamente, o Android "puro", com tudo nativo do sistema operacional, tentando ser um pouco mais descolado, cheio de recursos, integrado e seguro. O que é ótimo, obviamente, mas se a gente comparar ele com a MIUI e a One UI, as semelhanças visuais não são poucas. E está tudo bem.

O que você achou das novidades no Android 12? Conte para a gente nos comentários!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.