Rivais do WhatsApp, Telegram e Signal cresceram até 1200%

1 min de leitura
Imagem de: Rivais do WhatsApp, Telegram e Signal cresceram até 1200%

O dia 15 de maio promete ser histórico para o WhatsApp: a partir de amanhã, as novas diretrizes de uso do app começam a valer globalmente, incluindo uma cláusula de compartilhamento de dados com o Facebook. Graças a essa polêmica, os rivais já cresceram até 1200% desde o anúncio da mudança.

De acordo com dados do Sensor Tower, os aplicativos que mais se beneficiaram da polêmica envolvendo o WhatsApp foram o Telegram e o Signal. O crescimento começou em janeiro, época do anúncio das novas diretrizes, mas continuou nos meses seguintes.

Fonte:  Sensor Tower 

Rival mais popular do WhatsApp, o Telegram teve um crescimento anual de 98% durante os primeiros meses de 2021. Após a polêmica do aplicativo do Facebook, a plataforma foi baixada mais de 161 milhões de vezes.

Signal dispara

Mesmo com o sucesso do Telegram, o aumento mais impressionante é o do Signal, que é focado em segurança. O aplicativo que obteve apoio de figuras como Elon Musk cresceu 1.192% no começo de 2021, alcançando 64,6 milhões de downloads.

O ápice do aplicativo ocorreu em janeiro, quando o app foi baixado mais de 50 milhões de vezes durante o mês. O alto fluxo de usuários gerou instabilidades de uso no Signal e obrigou a plataforma a buscar mais funcionários para melhorar o serviço.

Durante os últimos meses, as instalações do Signal caíram, mas o aplicativo ainda mantém resultados positivos em relação ao ano anterior. A plataforma fechou o mês de abril com 2,8 milhões de transferências, mais que o dobro do número registrado no mesmo período em 2020.

WhatsApp estagnado

Fonte:  Sensor Tower 

Enquanto a concorrência cresce, o WhatsApp está estagnado. Segundo o Sensor Tower, o aplicativo sofreu com uma queda durante a pandemia e permaneceu com downloads mensais na casa dos 50 milhões durante os últimos meses. Em abril de 2021, o número caiu para 38 milhões, segundo as estimativas.

Como as novas regras do WhatsApp começam a valer amanhã (15), a tendência é que os downloads dos concorrentes voltem a disparar. O Telegram está pegando carona no momento e já fez diversas publicações em redes sociais incentivando que os usuários abandonem o mensageiro do Facebook.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.