Google cancela evento do Android 11 e adia lançamento de versão beta

1 min de leitura
Imagem de: Google cancela evento do Android 11 e adia lançamento de versão beta
Imagem: Google (YouTube)/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

O Google adiou o evento que aconteceria nesta quarta-feira, 3, e também o lançamento da versão beta pública do Android 11. Sem divulgar uma nova data ou o principal motivo, o perfil Android Developers no Twitter cita que "agora não é hora de comemorar".

"Estamos entusiasmados para contar mais sobre o Android 11, mas agora não é hora de comemorar", afirma o comunicado. A companhia diz que voltará "com mais informações sobre o Android 11 em breve". Atualmente, a nova versão do sistema tem sido distribuída como prévia para desenvolvedores.

A data do evento havia sido divulgada no início de maio. Apesar do adiamento sem muitas explicações, a decisão pode ter relação com os protestos por causa da morte de George Floyd, em Minnesota, na última segunda-feira (25).

Floyd foi detido por policiais, algemado, e um dos agentes é visto em vídeos pressionando o pescoço dele com o joelho. Sem conseguir respirar, o homem perdeu os sentidos, foi levado para uma ambulância e declarado morto posteriormente. O caso gerou protestos em pelo menos 140 dos Estados Unidos e levantou o ato #BlackLivesMatters (#VidasNegrasImportam) ao redor do mundo.

Nos comentários da publicação do Google sobre o adiamento do evento e do sistema, usuários se dividem. Entre um "política não tem nada a ver com o Android" e outro "já tinha até colocado no meu calendário", usuários também demonstraram respeito pela decisão.

O momento político-social no país tem se intensificado por causa da violência policial contra negros. Considerando a instabilidade atual com o sentimento de frear a violência nas ruas, a decisão do Google revela um caráter de priorização à humanidade.

Quando será o lançamento?

O Google havia cancelado o evento Google I/O no início de março por conta do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Até o momento, a empresa não se pronunciou com uma nova data para realizar o evento online e lançar o beta público do Android 11.

Entre as novidades, o Android 11 trará a possibilidade de fazer gravações de vídeos da tela nativamente; dá mais controle ao usuário sobre sua privacidade; regula permissões de aplicativos e mais.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Google cancela evento do Android 11 e adia lançamento de versão beta