Cansado do Word? Conheça alternativas para edição de texto

3 min de leitura
Imagem de: Cansado do Word? Conheça alternativas para edição de texto
Imagem: VisualHunt

Comprar ou assinar o Pacote Office da Microsoft nem sempre cabe no bolso, mesmo que as ferramentas sejam necessárias para trabalho, mundo acadêmico e vários outros cenários. Se você gosta do Microsoft Word, mas quer experimentar uma alternativa, confira as opções gratuitas disponíveis para download.

LibreOffice Writer: o completinho

Conhecido por muitos, o LibreOffice é o software de código aberto da The Document Foundation. Popular por contar com tantas ferramentas e recursos quanto o próprio Word, o editor de texto permite uma transição suave e garante atualizações por anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

LibreOffice é a opção mais completa entre as alternativas.LibreOffice é a opção mais completa entre as alternativas.Fonte:  Review Geek/Reprodução 

Para completar, suporta arquivos nos formatos proprietários do Word e está disponível para Windows, macOS e distribuições Linux. O software tem um extenso catálogo de templates feitos pela comunidade e moldes para formatação, ideais para a criação de artigos, currículos, receitas e muito mais.

Se isso não for o suficiente, há também o suporte para quase 400 extensões capazes de ampliar o conjunto de ferramentas disponíveis e adequar o LibreOffice às suas necessidades.

Google Docs: disponível de qualquer lugar

Igualmente popular pelo suporte aos formatos de arquivo do Microsoft Word, o Google Docs é uma ótima opção para usuários com pouco (ou nenhum) espaço disponível na máquina e que procuram uma solução versátil e disponível para várias plataformas.

Aproveitando o ecossistema Google, o Google Docs se vincula aos arquivos do Google Drive e disponibiliza seus documentos e projetos para todos os dispositivos conectados à conta. Disponível online ou offline para Android, iOS, Windows, MacOS e distribuições Linux por meio do navegador.

Google Docs aproveita o ecossistema Google para proporcionar versatilidade.Google Docs aproveita o ecossistema Google para proporcionar versatilidade.Fonte:  Review Geek/Reprodução 

O Google Docs apresenta visual minimalista: formatar um texto ou aproveitar os templates disponíveis no catálogo Google pode ser feito em poucos cliques. Além disso, ele não perde em praticamente nada na quantidade de recursos para os softwares convencionais.

Vale ressaltar que há ferramentas para colaboração em tempo real com outros contatos Google, integração com o G Suite e download dos arquivos em diversos formatos, incluindo PDF, DOCX, TXT, RTF e EPUB.

iWork Pages: para os fãs da Maçã

Os aficionados pela Apple podem aproveitar todo o minimalismo e design característico da marca no iWork. Assim como o Google Docs, a Apple integrou o iWork em todo o seu ecossistema: você pode começar seu trabalho no iPhone, complementá-lo no iPad e finalizar no MacBook sem complicação. Além disso, tem ótimo suporte para edições e anotações via Apple Pen.

A apresentação de menus, no entanto, não é das melhores. A transição do Word para o iWork é trabalhosa, principalmente para se adaptar a menus de ícones — que substituem as palavras — e seções generalistas demais. Tarefas básicas são facilmente concluídas, mas não espere editar um grande livro com formatação complexa com tanta agilidade.

Minimalismo e liberdade artística são marcas do iWork.Minimalismo e liberdade artística são marcas do iWork.Fonte:  Review Geek/Reprodução 

O software permite o download de arquivos em PDF, DOCX, EPUB ou PAGES e está disponível para Windows pelo iCloud.

WPS Office Writer: é você, Word?

Se você deseja abandonar o Word e não que atolar a memória do PC com uma imensidão de novos comandos, menus e várias alterações, o WPS Office Writer é uma opção. Sua interface é quase idêntica à do Word, oferecendo uma transição suave, e está disponível para quase todas as plataformas, incluindo Windows, macOS, distribuições Linux, Android, iOS e versão web.

Apesar das semelhanças, o WPS Office Writer não é apenas um substituto para o editor da Microsoft. Além das ferramentas mais utilizadas, ele conta com recursos exclusivos, como abertura de documentos em guias em uma mesma janela, proteção de documentos por senha e adição do modo noturno.

Visual semelhante ao Word proporciona uma migração quase imperceptível.Visual semelhante ao do Word proporciona uma migração quase imperceptível.Fonte:  Review Geek/Reprodução 

Também é compatível com os formatos do Word, Google Docs e PDF e armazenamento de arquivos na nuvem. Nesse caso, o WPS Office Writer oferece uma assinatura para habilitar ainda mais recursos, como conversão de arquivos de Word para PDF e outras adições.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.