LibreOffice com a cara do Microsoft Office? Sim, é possível

1 min de leitura
Imagem de: LibreOffice com a cara do Microsoft Office? Sim, é possível

Não tem como negar que o Microsoft Office é a ferramenta mais utilizada no mundo todo, tanto no mundo corporativo quanto na área pessoal, com todas as suas possibilidades de edição de arquivos e tudo mais, mas ainda assim não são todos que podem pagar para usá-lo, correto? A boa notícia é que existem ferramentas alternativas e gratuitas que podem se equiparar, como o LibreOffice. Mesmo que o visual seja bem diferente, o que pode dificultar a adaptação, há algumas possibilidades que podem deixar a usabilidade mais fluida.

Desde a versão 5.3 do LibreOffice, se tornou possível mudar o design do conjunto de programas que fazem parte dessa suíte, de modo a ficarem, pelo menos um pouco, parecidos com o Office da Microsoft. Confira o nosso passo a passo abaixo:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Primeiro passo

Abra qualquer um dos aplicativos pertencentes à suíte do LibreOffice  para esse tutorial, vamos utilizar o Writer, mas o processo será o mesmo para qualquer uma das ferramentas.

1

Segundo passo

Como se trata de uma novidade, o LibreOffice ainda está encarando essa mudança de design como experimental. Sendo assim, no menu superior procure por "Ferramentas" e logo depois "Opções", que é a última opção para seleção.

2

Terceiro passo

Na tela a seguir, "Opções", procure "LibreOffice" e clique em "+" ao lado esquerdo para expandir as opções disponíveis e, logo depois, em "Avançado".

3

Quarto passo

Logo após, à direita vão aparecer algumas opções. Clique em "Ativar funcionalidades experimentais (pode provocar instabilidades)" e confirme em "OK".

4

Quinto passo

Logo após clicar em "OK", o LibreOffice vai pedir para reiniciar o programa por padrão; confirme em "Reiniciar Agora".

Sexto passo

Ao clicar em "Reiniciar Agora", o LibreOffice vai fechar e abrir automaticamente. Para finalizar a mudança de design, no menu superior vá em "Exibir", em "Leiaute de barra de ferramentas" e, depois, em "Barra de abas".

5

Finalizado e pronto para ser usado. Agora você poderá usufruir do LibreOffice com, mais ou menos, a cara do Office da Microsoft.

6

E aí, conte para a gente: você curtiu essa superdica?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.