13 dos melhores programas para editar fotos e vídeos no PC e no celular

6 min de leitura
Imagem de: 13 dos melhores programas para editar fotos e vídeos no PC e no celular
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Perceber que está no ambiente perfeito para uma foto, sacar a câmera ou o celular, ajustar a luz, encontrar o enquadramento ideal, e pronto: sua foto está feita. Mas isso tudo nem sempre é suficiente para garantir que o resultado seja aquele registro incrível que você estava imaginando.

Nessas horas, um programa de edição, quando bem utilizado, pode ser decisivo, seja para corrigir imperfeições, seja para estilizar a imagem. Mas qual deles é melhor? Depende do seu propósito, do nível de profissionalismo de que você precisa e do destino final dos cliques sobre os quais você precisa trabalhar. Além disso, existe uma infinidade de aplicativos e softwares destinados a aprimorar a qualidade das imagens e a editar vídeos. Como escolher? A gente dá uma mãozinha e lista alguns deles aqui para você!

Vídeos

Fazer aquele clipe divertido para o perfil da sua empresa para o Instagram, compor um videozinho caseiro em homenagem à sua vó junto com a família, preparar uma apresentação um pouco mais interativa e animada para aquela reunião que, você sabe, vai durar umas 3 horas se for à base do PowerPoint.

Nessas horas, investir no audiovisual é uma ideia interessante! Então, se o que você precisa mesmo é de um app ou software que resolva a sua vida no quesito edição de vídeos, fique de olho nas sugestões a seguir.

Elas se apresentam como alternativas adequadas a diferentes necessidades – tanto para usos mais amadores e pessoais quanto para edições mais profissionais e avançadas. Veja também algumas ofertas em softwares de edição de vídeo que valem a pena!

1. Adobe Premiere Pro

Se o objetivo é editar vídeos como um profissional, já pode parar por aqui, pois tudo o que você precisa está no Adobe Premiere Pro. O “Pro” que ele leva no nome é justificadíssimo, pois o Premiere é o software escolhido por editores de filmes dos mais diferentes estilos – cinema, TV, publicitários, clipes musicais e muito mais.

Alterar a velocidade de passagem dos frames, incluir trilhas sonoras, acrescentar molduras, legendas e imagens em diferentes formatos, aplicar efeitos de edição, inserir transições profissionais entre um frame e outro, montar sequências de vídeos, cortar um vídeo... as possibilidades são infinitas. Ficou interessado? Confira os preços do Adobe Premiere Pro.

2. Movavi Video Editor

editor vídeo

Simples e intuitivo, o Movavi Video Editor é um programa de edição de vídeos com interface acessível para todos os tipos de usuários, inclusive os iniciantes. Disponível para Windows e Mac e com download gratuito, o software possibilita a criação de vídeos e gravação de áudios com alta qualidade profissional.

Entre os recursos disponibilizados pelo Movavi Video Editor estão o de inserção de legendas, processamento de vídeos em alta definição, edição de transições e vários efeitos especiais de áudio e vídeo. Além disso, conta com o Movavi Effects Store, onde os usuários podem adquirir títulos, transições e adesivos com design profissional.

3. Avid Media Composer

Com uma grande gama de possibilidades, o Avid oferece a possibilidade de editar SD e HD, de 2K até 8K e além, e até mesmo HDR e 3D. Com a opção de trabalhar online via navegador, o Avid também pode ser baixado via app para usar no smartphone. Assim como o Adobe Premiere, o Avid é um programa pago que pode ser comprado ou assinado.

4. Camtasia Studio

Com um sistema de trabalho e interface parecidos com os do Premiere, o Camtasia oferece opções como edição em camadas, cortes e montagens, inserção de efeitos, legendas e elementos diversos nos vídeos. O programa consiste em um software para Windows e não está disponível para uso no celular. Seu aplicativo funciona apenas como guia para os usuários do Camtasia no computador.

5. Finalcut

Não tão avançado quanto o Premiere e alguns dos outros programas citados até agora, o FinalCut é um recurso intermediário que, no entanto, dá conta de fazer boas edições em um nível até bem próximo do profissional. Usado até mesmo para editar o filme Golpe Duplo, o Final Cut é uma boa opção para edições rápidas e vídeos menores. Confira aqui como obter.

6. Vegas

Embora seja bastante complexo para usuários iniciantes, o Sony Vegas é um excelente programa para tratamento de áudio, edição em 3D e ações avançadas na construção dos vídeos. Utiliza o sistema de edição em camadas e permite trabalhar com sincronização de áudio.

Fotos

7. Adobe Photoshop

O Photoshop é o mais famoso programa de edição de imagens do mundo, e não é à toa! Ele é tão conhecido que “photoshopar” já virou até mesmo um verbo, já que o software é tão avançado que permite transformar completamente uma foto. Aplicar efeitos, corrigir imperfeições, criar a sensação de profundidade de campo, melhorar as formas, todo tipo de aprimoramento que você imaginar, o Photoshop consegue fazer.

Veja aqui, por exemplo, algumas provas de que o Photoshop pode operar milagres em uma foto.

E o mais legal é que você pode usar tanto no seu computador, como um software convencional, quanto no seu celular, por meio do app. Confira aqui onde adquirir.

8. Adobe Photoshop Lightroom

Para quem não precisa de recursos tão avançados, mas ainda quer investir em boas fotos, uma solução perfeita é o Lightroom. Também versátil entre diferentes plataformas, o Lightroom tem a facilidade de editar suas imagens diretamente pelo navegador do computador, por exemplo.

Controles deslizantes, configurações predefinidas e ferramentas de ajustes rápidos muito simples de usar são os grandes destaques desse programa. Além disso, ele é um dos softwares mais interativos da Adobe, pois utiliza armazenamento na nuvem e sistemas de compartilhamento bastante práticos, com a aplicação de um sistema de machine learning para facilitar a localização de arquivos nos seus álbuns!

9. VSCO

Pensado para uso em celulares, o VSCO é um app editor de imagens disponível para Android e iOS. Ele permite aplicar efeitos similares e um pouco mais avançados do que aqueles nativos do Instagram. No entanto, também é possível editar manualmente, com ajustes de sombras, cor, realces, cortar, melhorar a nitidez, alterar o contraste, o brilho e outras alterações similares.

10. ProCamera

Que tal poder se antecipar e configurar algumas questões da imagem diretamente na câmera do celular, antes de fazer a foto? Ter controle sobre aspectos como exposição, foco, velocidade do obturador, ISO e fatores do tipo podem poupar tempo depois na hora da edição.

ProCamera faz exatamente isso. Ele é um aplicativo de câmera que permite ajustar algumas funcionalidades para além do que já é nativo no seu smartphone, fazendo com que assim as fotos já sejam feitas com um pouco mais de detalhe e atenção.

11. Snapseed

Snapseed permite dar outro aspecto às suas imagens. Além da aplicação de filtros um pouco mais elaborados que os do Instagram e os que o próprio celular muitas vezes oferece, ele ainda tem recursos para tornar a foto grunge, retrô e vintage, entre tantas outras opções.

É possível ainda girar, inclinar e alterar a composição da foto – o próprio app faz isso e já complementa os cantinhos que se perdem quando você altera a imagem dessa forma –, bem como inserir molduras, textos e outros recursos.

12. Photoscape

Embora não tenha tanto nível de detalhe quanto o Photoshop, o Photoscape é outro software bastante sofisticado para tornar seus cliques mais atrativos e com aquela carinha de foto profissional. Avançado e com configurações que exigem um pouco mais de conhecimento da ferramenta, o Photoscape é muito eficaz no tratamento de imagens. Faça o download aqui.

13. Pixlr

Assim como vários outros editores, o Pixlr tem a possibilidade de acesso via navegador ou app para iOS e Android, permitindo assim versatilidade na hora de melhorar sua imagem e dar a ela aquele aspecto um pouco mais profissional. Ele permite ao usuário corrigir imperfeições em retratos, conferir mais profundidade a paisagens e corrigir questões como cor, brilho, saturação e outros pontos similares.

***

Quer dominar qualquer aparelho celular e se sobressair no mercado? Saiba mais aqui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.