VSCO: tudo o que você precisa saber sobre este aplicativo

5 min de leitura
Imagem de: VSCO: tudo o que você precisa saber sobre este aplicativo
Imagem: Reprodução/Tecmundo

O VSCO (antigamente chamado de VSCO Cam) é um dos editores de imagens mais completos para o iOS e Android, porém muitas pessoas ainda esbarram na sua interface e ferramentas mais complexas. Se você quer perder o medo de usar este aplicativo, agora é a hora!

Nós preparamos esse tutorial que mostra todos os segredos deste aplicativo, desde a importação de fotos até a publicação na sua timeline pública, chamada de "Grade". Você pode editar as suas fotografias, seguir pessoas, comprar filtros especiais, publicar ou exportar as fotos e criar coleções — um recurso que foi adicionado na última atualização.

Para começar, pegue o seu celular, baixe o VSCO (Android ou iOS) e abra o aplicativo. Antes de abrir as imagens para edição, é bom dar uma olhada na interface: o app parece complicado demais e acaba assustando os usuários, mas é bem mais simples do que você imagina!

Parte 1: a interface

Ao abrir o app pela primeira vez, você vê uma lista na lateral esquerda, com as seguintes opções: "Entrar",  "Explorar", "Diário", "Biblioteca", "Loja" e uma última sem nome, que tem dois ícones apenas — o da esquerda é a câmera e o da direita abre as configurações. A verdade é que, apesar de conter um monte de recursos sociais, você provavelmente só vai usar a câmera e a biblioteca.

Ao clicar em qualquer opção dessa lista, a tela do meio se abre. Por exemplo, clique em "Loja" e você é direcionado para uma área na qual é possível comprar novos filtros. Faça isso assim que começar a usar o app, já que existem muitos ótimos pacotes gratuitos que não estão inclusos no VSCO nativamente!

Perfis e notícias

Se você criar uma conta, tem a possibilidade de publicar as suas fotos em um perfil minimalista, que pode ser seguido por outras pessoas. Ele funciona de forma parecida com o Instagram, mas com bem menos usuários. Em "Explorar", por exemplo, você pode encontrar outros fotógrafos e segui-los. É possível ver essas fotos mesmo sem login, mas para salvá-las como favoritas na sua coleção, você precisa de uma conta.

"Diário" é uma espécie de feed de histórias e notícias, que são contadas por texto e imagens. Esse recurso é novo, então não está disponível em todos os aparelhos e versões dos sistemas operacionais. São viagens, projetos fotográficos, artigos sobre atualidades (como a visita do Papa) e algumas novidades do app, como recursos novos, promoções de filtros e atualizações.

Parte 2: a edição de fotos

Depois de se adaptar com as outras áreas do VSCO, chegou a hora de abrir o recurso principal: a bibliteca de imagens e edição de fotos. Ao contrário de outros aplicativos, as fotografias editadas aqui não aparecem automaticamente na galeria. Elas são salvas em uma timeline pessoal, mas não confunda essa área com a grade pública! Só você pode ver as fotos na sua biblioteca.

Ao abrir o VSCO pela primeira vez, existem duas opções: você pode abrir a câmera do app ou importar uma foto da galeria. As imagens importadas, mesmo que não tenham sido editadas ainda, aparecem na biblioteca do app. Clique duas vezes rapidamente para ampliar ou uma, para selecionar e ver as opções. Clicando no ícone em formato de ferramenta e pincel, você finalmente abre o editor.

Filtros de cor e tonalidade

Os filtros funcionam como qualquer outro app de edição, mas possuem muito mais qualidade; clique duas vezes sobre um deles para alterar a quantidade de efeito. A ideia é mudar a sua foto de forma discreta, mas que deixe a imagem mais elegante, como se tivesse sido capturada por uma câmera profissional. Então não espere efeitos de textura, bordas ou mesmo filtros muito artificiais!

Depois de escolher o efeito, você pode fazer ajustes manuais que alteram ainda mais a imagem. É aqui que mora a real beleza do VSCO, já que ele tem configurações que não baixam a qualidade da foto e conseguem resultados de primeira. Para abrir essas opções deslize a seta na parte de baixo da tela para cima e clique na ferramenta.

Configurações manuais

Nas configurações do app, é possível mudar de lugar os ícones de edição manual, para que você personalize mostrando os mais usados antes. Ao abrir pela primeira vez, eles estão na seguinte ordem: brilho, contraste, rotação, corte, nitidez, saturação, realce de brilho, sombras, temperatura, matiz, vinheta, granulação, fade, cor de sombras e cor de realces.

A maior parte dessas ferramentas você já deve conhecer, mas algumas dessas configurações não existem em outros apps e podem fazer toda a diferença! Por exemplo, o ajuste de sombras (ícone de uma bolinha metade preta e metade listrada) permite que você clareie apenas as regiões escuras da foto, sem estourar as partes que já estão claras.

A ferramenta "Esmaecimento" faz o famoso efeito fade, que permite tirar o contraste das sombras da foto, deixando-a com um ar retrô muito charmoso. Você já deve ter visto isso no Instagram, mas agora sabe como fazer apenas arrastando um controle!

Outra boa ferramenta é o ajuste de matiz de sombras, penúltimo botão dos ajustes manuais. Ele aplica um discreto filtro colorido em toda a região mais escura da foto, ajudando a tonalizar o filtro que você escolheu. Por exemplo, se você achou o efeito escolhido muito frio, pode usar um roxo ou laranja nessa configuração para balancear isso.

Salvar e compartilhar

O legal do VSCO é que todas as alterações que você faz podem ser desfeitas depois. Ele salva as imagens na biblioteca do app e, se você quiser a original, basta abrir novamente aquela foto e reverter toda a edição. É possível também copiar as alterações feitas em uma foto e depois colar em outra, para replicar aquele preset.

Para usar a imagem em outros apps (Como o Facebook, Instagram e Twitter) é preciso exportar; esse processo varia do iOS para o Android, mas nos dois você pode salvar no celular ou fazer o processo de exportação para as redes diretamente.

Parte 3: as coleções

Essa é uma novidade do VSCO! Se você acabou de baixar o app e está perdido ou se já usa, mas não entendeu bem o que e são as coleções, é hora de aprender! Para usar esse recurso, é preciso ter uma conta no app, então se você ainda não fez isso, faça. Para acessar essa parte do programa, abra a sua biblioteca e clique no ícone em forma de quadrado com um risco, na parte de cima da tela.

As coleções são, na verdade, uma lista das suas fotografias preferidas de outras pessoas. Navegue pelo menu "Explorar" e encontre fotografias inspiradoras de outros fotógrafos; quando achar algo interessante, clique duas vezes para salvar na sua coleção particular. Depois disso, abra esse menu na biblioteca e selecione todas as que você quer publicar no seu perfil.

Essa é uma novidade social do VSCO, que busca tornar o processo de descobrimento de novos fotógrafos bem mais orgânico. Você abre o perfil de um amigo e pode descobrir outros olhares que ele curtiu, assim como as pessoas podem fazer o mesmo no seu! Convide os amigos para começarem a usar o VSCO e descubra um mundo cheio de fotografias de alta qualidade e filtros profissionais.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.