Se você está de olho nas notícias referentes à inteligência artificial da Google, deve se lembrar que a Gigante das Buscas anunciou que estava ensinando o computador a tirar uma soneca. Entretanto, parece que essa não era a única investida da empresa, já que agora a meta é fazer com que ela seja capaz de usar a imaginação.

De acordo com os pesquisadores responsáveis por essa investida (que foram publicadas em dois artigos), o intuito desse projeto é fazer com que a inteligência artificial seja capaz de traçar planos e lembrar informações importantes para usar no futuro, permitindo a ela elaborar ações que podem ser tomadas caso se encontre em situações específicas.

Para isso, os cientistas fizeram a inteligência artificial participar de uma partida de Sokoban – e como é possível ver no vídeo que está a seguir, ela conseguiu entender o funcionamento e o objetivo do jogo sem nenhum tipo de explicação sobre as regras.

“Abordagens baseadas em imaginação são particularmente úteis em situações em que o agente está em uma situação nova e tem pouca experiência direta para se apoiar, ou quando suas ações têm consequências irreversíveis e pensar cuidadosamente é desejável em relação à ação espontânea”, explicaram os pesquisadores da DeepMind ao site Wired.

Vale lembrar que essa não foi a única investida recente da inteligência artificial, tendo em vista que ela já foi capaz de derrotar campeões de Go e até mesmo criar galerias de imagens fantásticas com base em fotos e recursos gráficos limitados.

Cupons de desconto TecMundo: