DeepMind: sim, a Google está ensinando sua IA a tirar uma soneca

1 min de leitura
Imagem de: DeepMind: sim, a Google está ensinando sua IA a tirar uma soneca

Se você participava da comunidade “Eu Odeio Acordar Cedo”, mas tinha vergonha disso, pode ficar mais tranquilo. Além de milhões de outros internautas também compartilharem do mesmo sentimento que o seu na época de Orkut, saiba que até a Google acha que uma sonequinha extra é essencial para o bem-estar da mente. Prova disso é que a empresa acaba de ensinar sua principal plataforma de inteligência artificial a cochilar.

Calma, a Gigante das Buscas não está pensando em criar uma espécie de “sesta” robótica ou algo do tipo: essa é uma forma de fazer com que a IA pense mais como os humanos e aprenda de um jeito natural – mesmo quando estiver offline. É claro que a novidade ousada faz parte da DeepMind, o sistema cognitivo da marca que já derrotou campeões de Go, previu resultados de eventos reais e, de quebra, criou uma galeria de imagens arrepiantes baseadas em fotos e recursos gráficos limitados.

Dormir é aprender

Mais um método de aprendizado

Em seu blog, a empresa explica que a decisão de ensinar o computador a dormir como um humano – apesar de parecer não muito intuitivo de início – adiciona mais um método de aprendizado ao já numeroso pacote de opções do setor. Isso significa que, além de recorrer a redes neurais, algoritmos e machine learning para tentar resolver problemas, a inteligência artificial agora pode “sonhar” com o assunto – e até mesmo com suas falhas em solucioná-lo – para aprender com isso e voltar para o batente mais inteligente e capaz.

A ideia, aqui, é que se produtos como o DeepMind e soluções similares precisam tomar decisões como um humano tomaria – como no caso dos sistemas responsáveis por veículos autônomos –, nada melhor que fazer com que eles se comportem mais como nós. E aí, será que a opção Suspender ou Repousar nos PCs pode assumir um novo significado muito em breve? Deixe a sua opinião sobre o tema mais abaixo, na seção de comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.