Opções para o WhatsApp (Fonte da imagem: iStock)

O WhatsApp é um aplicativo largamente conhecido para realizar a troca de mensagens com amigos. Porém, recentemente, o serviço passou a ser pago também para quem utiliza o iOS (como acontecia para outras plataformas), fazendo com que alguns optem pela busca de um novo programa para substituir o comunicador.

Além disso, por mais que ele possa ser considerado um bom programa por muitas pessoas, da mesma forma há quem não goste do mensageiro. Se você quer conhecer algumas aplicações que podem ser utilizadas no lugar do WhatsApp, abaixo, preparamos uma seleção com várias alternativas.

Assim, você pode conhecer novas opções e até mesmo encontrar um programa que conte com funções que você considera essenciais na hora de optar por aplicativo para a comunicação.

LINE

O LINE traz uma alternativa de peso para quem quer trocar mensagens ou conversar de graça com amigos do mundo todo. Com versões para você utilizar no seu Blackberry, Windows Phone, iPhone, iPad e Android, o programa possui uma interface intuitiva e que não deve trazer maiores dificuldades, especialmente para quem já utilizou um app desse estilo. O uso dele requer a criação de uma conta, cadastrando o número do seu smartphone.

Uma vez concluído o procedimento, você já pode procurar os seus amigos e convidar os contatos para participarem da sua rede. O serviço possui suporte para realizar ligações e também para o envio de mensagens escritas que podem conter imagens, vídeos e fotografias. Da mesma forma, também é possível compartilhar as suas informações de localização.

Conheça o LINE (Fonte da imagem: Divulgação/LINE)

Para deixar o texto descontraído, o aplicativo oferece emoticons e adesivos, que podem ilustrar a conversa de maneira a deixá-la mais pessoal e divertida. Da mesma forma, para o serviço de mensagens, também são suportadas conferências, o tornando ideal para quando você quiser trocar ideias com vários contatos ao mesmo tempo.

Outro aspecto interessante é que o programa é leve, sendo uma boa alternativa também para quem possui um dispositivo mais modesto. Além disso, mesmo ativo, ele consome uma quantidade menor de bateria do que aplicações como o Skype.

Kakao Talk

O Kakao Talk também traz uma alternativa para quem está em busca de um comunicador instantâneo. Assim como a maior parte dos programas dessa categoria, é necessário efetuar um cadastro e registar o seu número do telefone para desfrutar do serviço. Logo após a criação da conta o app analisa a sua agenda de contatos e informa quais pessoas já o utilizam.

Inclusive, os amigos obtidos por meio dessa verificação são adicionados automaticamente aos seus contatos. O aplicativo é completamente gratuito e traz a possibilidade de você trocar mensagens de texto ou fazer ligações para as pessoas que participam da sua rede.

Kakao Talk é outra opção (Fonte da imagem: Divulgação/Kakao Talk)

Com relação às comunicações escritas, é possível fazer conferências com um número ilimitado de amigos. Além disso, o aplicativo oferece a possibilidade de enviar não só texto, mas vídeos, fotos e mensagens gravadas. Outra característica interessante é que ele conta com emoticons e filtros de voz.

A tela principal do Kakao Talk está dividida em abas para facilitar na hora de encontrar os seus recursos. Para quem gosta de personalizações, o programa permite aplicar temas e possui um sistema para você fazer anotações e criar alertas. O aplicativo é leve e roda sem maiores dificuldades mesmo em dispositivos mais modestos, e você pode utilizá-lo a partir do Windows Phone, Blackberry, Windows, Android ou no iPhone e no iPad.

Viber

O Viber é um mensageiro instantâneo, que também incorpora chamadas de voz e de vídeo, disponível para várias plataformas, incluindo o Windows, o Android, o iOS, Blackberry, Windows Phone e Nokia. Para usar o serviço, é necessário criar uma conta e registrar o seu número do telefone, que passa a ser o seu identificador.

Uma vez cadastrado, o aplicativo faz uma verificação na agenda do seu telefone em busca de contatos que utilizem o Viber e os adiciona automaticamente à sua rede. Com relação à comunicação escrita, é possível criar grupos com até 40 participantes e enviar fotos, vídeos e texto.

O Viber possui uma bela interface (Fonte da imagem: Divulgação/Viber)

O programa também conta com um sistema de responder mensagens rápidas, além de disponibilizar emoticons e adesivos para você deixar as conversas mais pessoais. Adicionalmente, ele conta com notificações na barra do seu aparelho, para que você sempre saiba quando receber algo novo.

As chamadas de voz possuem alta qualidade de som, entretanto, estão restritas apenas ao uso entre contatos que também possuam o aplicativo (diferente do que ocorre no Skype, por exemplo). Com o Viber também é possível compartilhar a sua localização para possibilitar que os seus amigos saibam onde você está no momento.

Nimbuzz Messenger

O Nimbuzz Messenger é um programa que serve para agrupar os seus contatos do Facebook, do Yahoo! Messenger e da sua conta da Google na mesma interface. O aplicativo precisa da criação de um cadastro para o seu funcionamento e, em seguida, também será necessário fornecer as credenciais necessárias para acessar os serviços que você adicionar nele.

Com tudo pronto, o programa permite que você realize conversas individuais ou em grupo com a possibilidade de enviar músicas, arquivos, fotos e vídeos. Além disso, ele conta com uma função de “sala de bate-papo”, na qual é possível conversar com pessoas que não estejam nos seus contatos, com o objetivo de conhecer novos amigos.

Outra opção para trocar mensagens (Fonte da imagem: Divulgação/Nimbuzz Messenger)

As mensagens são recebidas mesmo que você esteja com o telefone desligado, sendo entregues logo ao ligar novamente o aparelho. Outro detalhe interessante é que ele envia notificações para que você saiba sempre que receber algum conteúdo novo. Com o Nimbuzz Messenger você também pode fazer ligações para outras pessoas que utilizem o app.

Além disso, se você gosta de personalizações, o programa possui papéis de parede diferenciados para as suas telas de chat e diversos avatares gratuitos, oferecendo também suporte para o funcionamento em modo paisagem ou retrato, conforme a sua preferência. Assim, ele pode ser uma boa alternativa para o Whatsapp, no seu Android, no seu Windows Phone ou no seu iPhone ou no seu iPad.

WeChat

O WeChat é outra opção para quem procura um mensageiro instantâneo completo para utilizar no Android, Blackberry, Windows Phone, iOS e Nokia. Aqui, assim como na maior parte dos programas, é preciso realizar um cadastro para usar a aplicação, de forma que você crie a sua conta com um identificador para desfrutar de todos os recursos disponíveis no app.

Ele possui sistema de videoconferência em alta definição de imagem e com uma qualidade de som excelente. Além disso, também é possível realizar chamadas por meio do aplicativo ou utilizá-lo para trocar mensagens de texto com os seus contatos. Inclusive, você pode organizar conversas em grupo com até 40 contatos.

O WeChat é flexível e arrojado (Fonte da imagem: Divulgação/WeChat)

O sistema de chat conta com emoticons e stickers, para quem gosta de deixar as conversas ilustradas com esse tipo de ferramenta. Adicionalmente, você pode compartilhar fotos, vídeos, músicas e mensagens de voz. Para quem gosta de conhecer novos amigos, o programa conta com um recurso chamado “Olhar ao redor”.

Com ele, é possível procurar pessoas que utilizem o aplicativo e que estejam perto de você. Outro aspecto bem interessante é o sistema de status, no qual você pode compartilhar o seu estado de espírito com os seus amigos. Entretanto, embora o WeChat seja um app excelente, ele é um pouco pesado e pode ter problemas para rodar em aparelhos mais antigos.

Talk.to Messenger

O Talk.to Messenger é um mensageiro instantâneo que serve para você conversar com os seus amigos do Facebook, do Pingpong ou da sua conta da Google. A interface do programa é limpa e organizada, para que o seu uso seja simples mesmo para quem não possui muita afinidade com aplicações para agrupar os contatos.

Com ele, você pode enviar mensagens de texto sem limitações, além de compartilhar fotos com qualquer um dos contatos adicionados. Até o presente momento, o programa não conta com um serviço de conversação em grupo, mas, de acordo com o desenvolvedor, tal funcionalidade já está nos planos para futuras atualizações.

Talk.to também é uma ótima opção (Fonte da imagem: Divulgação/Talk.to)

O aplicativo está disponível para várias plataformas, incluindo o Windows Phone, Windows, o Android e o iOS, e é possível conversar com os seus contatos independente da maneira que eles estejam realizando o acesso. Para quem gosta de manter um log dos diálogos realizados, o programa possui suporte para o armazenamento do histórico, que pode ser acessado em qualquer dispositivo.

Além disso, o Talk.to Messenger possui uma opção para sincronizar as suas informações com todos os aparelhos nos quais ele estiver instalado. No entanto, o programa não conta com a possibilidade de realizar ligações.

GroupMe

O GroupMe é uma boa solução para quem quer manter contato frequentemente com um grupo de amigos ou precisa conversar diversas vezes por dia com pessoas do seu trabalho. O app traz soluções simples para manter você sempre conectado sem gastar nada além de seu pacote de dados (ou nem isso, caso você conte com uma rede WiFi).

A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma conta para registrar o seu número de telefone. Para o cadastro propriamente dito, é possível tanto montar um novo quanto utilizar as suas credenciais do Facebook. Após realizar o login, o programa oferece a possibilidade de você sincronizar os seus contatos do telefone aos novos a serem adicionados.

GroupMe tem várias funções (Fonte da imagem: Divulgação/GroupMe)

Para quem quer conversar com muitas pessoas ao mesmo tempo, o GroupMe é a ferramenta ideal: além de ser gratuito, ele é simples de usar e não exige qualquer trabalho para que você crie grupos e os separe por assuntos diferentes. Além disso, é possível compartilhar não só texto, mas também fotos e vídeos.

No quesito social, o app também possibilita curtir publicações dos seus amigos com apenas o uso de um botão.Além disso, permite compartilhar a sua localização e pode ser utilizado no Android, Blackberry, Windows Phone e em dispositivos com iOS.

Skype

O Skype dispensa apresentações. É um dos mensageiros mais populares do mundo e conta com versões para o Windows, Android, iPhone, iPad, Windows Phone e Blackberry. Com ele, você pode sincronizar os seus amigos do mensageiro aos contatos do telefone, adicionando inclusive a fotografia do Skype como a imagem da pessoa na sua agenda.

O programa conta com suporte à troca de mensagens de texto e utilização dos emoticons tradicionais da ferramenta. Além disso, também há como realizar chamadas para os seus contatos que também possuam um login do Skype ou adquirir créditos para fazer ligações para celulares e telefones fixos do mundo todo.

O já famoso Skype (Fonte da imagem: Divulgação/Skype)

Outro detalhe muito interessante é a possibilidade de compartilhar imagens, vídeos, músicas e qualquer tipo de arquivo com seus contatos. O aplicativo envia uma notificação sempre que você receber uma nova mensagem, fazendo com que você não perca nenhuma atualização. Além disso, a interface do programa é adaptada para cada dispositivo, fazendo com que a sua experiência fique ainda melhor.

O grande ponto negativo do Skype é o fato de ele ser um programa bem pesado. Dessa forma, caso você possua um aparelho mais modesto, pode sofrer com certa lentidão, especialmente na hora de carregar os seus contatos e o histórico de conversas.

Kik Messenger

O Kik Messenger oferece um mensageiro instantâneo no qual você cria uma conta e um apelido que será utilizado para a sua identificação. Inclusive, posteriormente, quando você quiser adicionar alguém (ou compartilhar o seu contato), é necessário utilizar o nome previamente cadastrado no momento de criação do login.

O programa está disponível para o Android, o iOS, o Windows Phone e o Blackberry e permite trocar mensagens de texto com a possibilidade de anexar fotografias (inclusive com a opção de você tirá-las na hora para enviar). Sempre que você receber um conteúdo novo de algum dos contatos, uma mensagem sonora é emitida, para que você seja alertado.

O Kik Messenger pode ser a ferramenta que você procura (Fonte da imagem: Divulgação/Kik Messenger)

Você pode, também, utilizar emoticons no chat para deixá-lo o mais próximo possível de uma conversa pessoal. No entanto, o programa não possui suporte para realizar chamadas ou videoconferências, ficando restrito à troca de mensagens escritas com os seus contatos.

LiveProfile

O LiveProfile é um comunicador instantâneo que permite a você conversar com seus amigos usando o seu Android, iPhone ou BlackBerry. Ele requer a criação de uma conta, gerando um perfil com alguns dados pessoais e no qual você também pode adicionar uma fotografia para ajudar os seus amigos a identificá-lo.

Por meio do programa, você pode enviar mensagens sem qualquer tipo de restrição, além de compartilhar texto e imagem. Além disso, caso você receba alguma mensagem enquanto estiver com o aparelho desligado, o aplicativo se encarrega de fazer a entrega no momento em que você estiver disponível novamente.

Outra alternativa para o WhatsApp (Fonte da imagem: Divulgação/LiveProfile)

Há, também, um sistema para notificar se o conteúdo foi visto e até mesmo a indicação de quando o seu contato está digitando uma mensagem para o envio. Adicionalmente, o app oferece integração ao Twitter e ao Facebook. Dessa maneira, você pode conectar as contas dessas redes sociais para interagir com os seus contatos.

No caso de você optar pelo uso do LiveProfile, é preciso apenas manter em mente que as pessoas com as quais você deseja interagir também devem tê-lo instalado.

ChatON

O ChatON é um app oficial da Samsung para Android, mas que pode ser instalado em qualquer aparelhos que possuam Windows Phone, Blackberry, com o sistema operacional da Google e com o iOS,. Antes de iniciar, é preciso selecionar seu país e enviar seu número de celular para o aplicativo, para então receber o código de ativação do app por mensagem de texto.

O aplicativo permite criar conversas individuais ou em grupos e é possível compartilhar texto, imagens, animações, entre outro tipo de conteúdo. O programa também conta com suporte a emoticons, além de possuir um tradutor para você conversar com amigos que falem em outros idiomas.

ChatOn possui várias opções (Fonte da imagem: Divulgação/ChatOn)

Outro aspecto interessante do ChatON é a possibilidade de personalizar o plano de fundo das suas conversas e o tamanho da fonte utilizada na mensagem. Dessa forma, o visual do aplicativo fica adaptado ao seu gosto. No entanto, o app não conta com suporte para você realizar ligações ou fazer uma videoconferência.

Como outra vantagem, ele é leve e pode ser utilizado sem qualquer tipo de dificuldade em aparelhos mais modestos.

Hangouts

O Hangouts é uma aplicação da Google que substituiu o antigo (e bem conhecido) Google Talk. O login utilizado é o mesmo da sua conta da Google e os seus contatos são adicionados imediatamente ao serviço, que é sincronizado em todas as plataformas, ou seja, você pode começar uma conversa no seu computador e continuá-la em um dispositivo móvel (com Android ou iOS).

Há suporte para a troca de mensagens de texto com o envio de emoticons, fotos, vídeos e outros conteúdos de mídia. Caso você não esteja online no recebimento de algum conteúdo, ele será automaticamente disponibilizado quando você estiver disponível. Além disso, o aplicativo conta com suporte a videoconferências com a possibilidade de adicionar até 10 contatos na conversa.

Suporte a várias plataformas e recheado de recursos (Fonte da imagem: Divulgação/Hangouts)

Da mesma forma, o programa também conta com o armazenamento do histórico das suas conversas, para quem gosta de manter um log das mensagens trocadas com os seus amigos. Porém, o app, ao contrário do que acontecia no Google Talk, não oferece suporte ao status “invisível”. Inclusive, se você estiver com ele aberto no seu smartphone e no computador (via Gmail), não será possível adicionar esse estado no cliente web.

O aplicativo conta com uma interface muito agradável e organizada e é relativamente leve, mesmo com várias funções. Vale apenas manter em mente que as chamadas de vídeo podem travar caso você possua um aparelho mais modesto.

Facebook Messenger

Se você possui no Facebook os amigos com os quais troca mensagens mais frequentemente, o Facebook Messenger pode ser uma boa alternativa. Aqui, o único cadastro necessário será o da rede social, e você possui acesso a todas as pessoas que estão na sua rede de contatos.

Com ele, você pode trocar mensagens como nos outros comunicadores instantâneos, com direito a notificações sempre que você receber uma nova. Há a possibilidade de enviar fotografias e também de gravar mensagens de voz. O programa oferece suporte a conversas individuais e também para conferências em grupo.

Usando o Facebook Messenger (Fonte da imagem: Divulgação/Facebook Messenger)

Ele disponibiliza emoticons variados e também adesivos para ilustrar as suas conversas. Caso deseje, o programa possui suporte para compartilhar a sua localização e verificar se os seus amigos estão próximos. O Facebook Messenger também suporta ligações para os seus contatos com uma boa qualidade de áudio.

Infelizmente, algo que falta no Facebook Messenger é o suporte para o envio de conteúdo multimídia, como vídeos e fotografias. O sistema para a visualização dos contatos é muito prático, pois basta "arrastar" a tela para saber quem está online. Assim como as demais opções, ele está disponível para o Blackberry, o iPhone e também para o Android.

Escolha o seu

Aqui, você conhece uma série de alternativas para o Whatsapp. Cada um dos programas possui as suas características, além de funções variadas, por isso o ideal é que você escolha aquele que mais se enquadra às suas necessidades e modo de uso, evitando frustrações e melhorando as suas experiências na hora de trocar mensagens com os seus amigos.

Cupons de desconto TecMundo: