Edward Snowden está bem longe dos EUA para não ser pego pela justiça norte-americana. E, mesmo assim, o ex-contratado da CIA e NSA continua comentando abertamente sobre várias táticas que agências governamentais podem e costumam usar para vigiar o cidadão comum, segundo ele.

De acordo com documentos enviados por Snowden ao Hacktuts, existe um malware da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) chamado de "GODSURGE" que fica alocado na placa-mãe de um computador e não pode ser rastreado.

Como você pode ver na imagem abaixo, uma vulnerabilidade tem a capacidade de infectar a BIOS do PC por meio de um loader de boot. Os documentos também revelam que não há como descobrir a GODSURGE, apenas com uma minuciosa investigação forense na placa-mãe — ainda, sendo necessário utilizar microscópios eletrônicos, algo que a maioria das pessoas provavelmente não tem em casa.

O malware GODSURGE, quando dentro do PC, faz algo "simples": permite a monitoração total da atividade da máquina enquanto conectada na internet. Além disso, caso a internet seja desligada, ao reconectar, todas as atividades anteriores feitas offline ainda podem ser acessadas remotamente.

Como notou o WccfTech, parece que não há como se livrar do malware: mesmo que ele seja descoberto na placa-mãe, vale a pena trocar de PC? E como garantir que ele não vai se realocar para outro compartimento ou área do sistema? O melhor a se fazer é simplesmente jogar fora a máquina.

Por isso, é sempre interessante ficar ligado sobre os seus hábitos de navegação e download. Para saber mais notícias e dicas sobre segurança na internet, acompanhe esta página.

Quais medidas de segurança contra vírus e malware você toma no seu computador? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: