O uso de ferramentas de inteligência artificial para a geração de conteúdos falsos deverá ser um dos principais desafios durante o período eleitoral de 2026. A opinião é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em discurso na abertura do ano judiciário no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (2), o chefe do Executivo pediu à Justiça Eleitoral que fique atenta com as tentativas de manipulação e demais usos indevidos da IA. Ele também mencionou outros problemas relacionados à área tech.
Nossos vídeos em destaque
Quais são os principais riscos às eleições citados por Lula?
De acordo com Lula, a IA se torna um risco para o período eleitoral por conta dos aprimoramentos na produção de materiais falsos. Fotos manipuladas, áudios e textos gerados por bots, criando realidades paralelas, estão entre os perigos que a tecnologia traz.
- O presidente comentou, ainda, sobre os algoritmos de plataformas digitais sendo utilizados para engajar conteúdos com viés político;
- A disseminação coordenada de fake news, que ajuda a manipular a opinião pública, foi outra preocupação levantada;
- Essas ações podem distorcer o debate público em meio à campanha eleitoral, na visão dele, impactando diretamente os resultados do pleito;
- Outro método citado foi a contratação de influenciadores para ataques a adversários e instituições, nas redes sociais.
)
"A manipulação eleitoral por meio de novas tecnologias é um fenômeno global, e o Brasil precisa estar preparado. A Justiça Eleitoral deve ser capaz de atuar com agilidade, precisão e instrumentos tecnológicos adequados, para que a vontade popular prevaleça", afirmou Lula.
Em outro trecho, o presidente destacou que o abuso de poder econômico e a velocidade em que circula a desinformação colocam em risco a própria democracia. Por isso, afirmou que governos, plataformas digitais, meios de comunicação e a sociedade devem agir para garantir a independência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quando acontecem as Eleições 2026?
Mais de 150 milhões de pessoas devem ir às urnas no dia 4 de outubro para votar. Desta vez, estarão em disputa os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado estadual (ou distrital, no Distrito Federal) e deputado federal.
Em caso de necessidade, o segundo turno das Eleições 2026 ocorrerá no dia 25 de outubro, de acordo com o calendário do TSE. A segunda janela de votação envolve apenas os cargos de presidente e governador.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o TecMundo e interaja com a gente no Instagram, Facebook e outras redes sociais.
)
)
)
)
)
)
)