Estudo aponta que apps continuam rastreando dados no iPhone

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Imagem: Apple/Reprodução
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Segundo o estudo "Goodbye Tracking? Impact of iOS App Tracking Transparency and Privacy Labels" ("Adeus rastreamento? O impacto da transparência de rastreamento de apps e dos rótulos de privacidade no iOS", em tradução livre), acadêmicos da Universidade de Oxford concluíram que, mesmo com a premissa de que a Apple tem sido cada vez mais criteriosa em relação à transparência do rastreamento de dados no iOS, a discussão ainda deve se estender.

Ao analisar o comportamento no rastreamento de dados de 1.759 aplicativos da App Store do Reino Unido antes e depois do iOS 14 — a atualização que prometia uma maior transparência e visibilidade em relação ao tema —, a pesquisa afirma que ainda existe pouca diferença entre os resultados obtidos. Ou seja, as novidades apresentadas no iOS 14 não têm sido tão eficazes para bloquear o rastreamento de atividades entre apps como a empresa afirma.

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O que o iOS 14 prometia

Lançado em setembro de 2020, o iOS 14 anunciava uma enorme evolução em relação à proteção da privacidade do usuário ao navegar entre aplicativos. Além do recurso App Tracking Transparency  ("Transparência de Rastreamento de Apps", em tradução livre) — que permite ao usuário definir quais apps podem ou não monitorar suas atividades —, houve também a introdução de notificações Push para quando o conteúdo da Área de Transferência for acessado pelo app aberto.

apple rastreamento dados appsO iOS 14.5 introduziu a ferramenta obrigatória de permitir que apps possam ou não rastrear os dados.

Meses depois, a atualização do iOS 14.5 ainda complementou essas novidades, tornando obrigatório aos aplicativos que solicitem a permissão do usuário para ativar o rastreamento de atividades entre apps no iPhone.

O que a pesquisa afirma

"Muitos apps ainda coletam informações do dispositivo, que podem ser usadas para rastrear usuários ao nível de grupo ou identificar indivíduos através de probabilidades", explicam os acadêmicos. Assim, apesar da propaganda da Apple em relação à transparência da privacidade dos usuários, ainda existe um longo percurso a ser trilhado neste tema.

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