Barbieheimer: criminosos aproveitam hype dos filmes para aplicar golpes

1 min de leitura
Imagem de: Barbieheimer: criminosos aproveitam hype dos filmes para aplicar golpes
Imagem: Entertainment Weekly

A empolgação para os filmes Barbie e Oppenheimer está sendo utilizada por hackers para aplicar golpes online. Segundo o relatório desta quinta-feira (20) da Kaspersky, empresa que atua no desenvolvimento de softwares de segurança cibernética, os criminosos visam roubar dinheiro e dados pessoais para aplicar golpes.

Os golpes envolvendo "Barbieheimer" incluem a venda de edições exclusivas da boneca e o oferecimento do streaming do filme de Cristopher Nolan. Confira mais detalhes a seguir.

Página fraudulenta para vendas de BarbiePágina fraudulenta para vendas de BarbieFonte:  Kapersky 

Para o crime usando o filme dirigido por Greta Gerwig os criminosos estão usando uma página fraudulenta que oferece versões especiais das bonecas Barbie. As opções incluem edições limitadas do filme, como a da atriz principal por cerca de £ 12 (R$ 73,82 em conversão direta). Também é possível adicionar um helicóptero por £ 56 (R$ 344,50 na cotação do dia 20 de julho) com "desconto exclusivo da loja"

Ao clicar no anúncio, a vítima é redirecionada para um formulário que solicita informações pessoais e bancárias, que são enviadas diretamente para os golpistas. O risco não se limita ao financeiro, pois os dados roubados podem ser vendidos na Dark Web.

Já para Oppenheimer, os golpistas oferecem o streaming gratuito, mas pedem uma taxa nominal de um dólar ou euro para registro. Para completar o cadastro, os criminosos exigem o cadastro de um cartão bancário, possibilitando débitos não autorizados e de difícil cancelamento nas contas dos usuários.

Olga Svistunova, especialista em segurança da Kaspersky, alerta que “Estreias e eventos grandes como filmes tão esperados trazem uma onda de expectativa, mas, em meio à emoção, é crucial que os usuários permaneçam alertas e sigam as regras básicas de segurança online."

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.