menu
Logo Minha Série
Minha Série

Oppenheimer: o que você precisa saber antes de assistir ao filme

Oppenheimer tem cena pós-créditos? Quanto tempo dura o filme? A estreia está chegando e você já pode se preparar para assistir ao longa!

Avatar do(a) autor(a): Giovanna Fantinato

schedule19/07/2023, às 16:00

Oppenheimer: o que você precisa saber antes de assistir ao filmeFonte:

Imagem de Oppenheimer: o que você precisa saber antes de assistir ao filme no tecmundo

O aguardado Oppenheimer, mais novo filme de Christopher Nolan, chega aos cinemas de todo o mundo na próxima quinta-feira (20) após muita espera dos fãs. Com Cillian Murphy no papel principal, o longa acompanha Robert Oppenheimer, líder do Projeto Manhattan, plano responsável pela criação da primeira bomba atômica.

Enquanto apresenta uma das figuras mais importantes e enigmáticas do século 20, a produção mergulha fundo nos acontecimentos da época em mais uma superprodução do diretor. Com quase três horas de duração, o longa é recheado de detalhes que podem pegar desprevenidos aqueles que não estão por dentro da história do filme.

Mas não se preocupe, preparamos uma lista com os principais pontos que você precisa saber antes de assistir Oppenheimer. Confira abaixo!

oppenheimerOppenheimer é um dos filmes mais esperados de 2023 (Reprodução/Universal Pictures)

Quem foi Oppenheimer?

Julius Robert Oppenheimer foi um renomado físico norte-americano de origem judaica alemã. Interessada por ciência desde criança, Robert se formou em Química em Harvard e, posteriormente, em Física pelas Universidades de Cambridge e Gottingen.

Seu prestígio nas áreas de mecânica quântica e física teórica fez com que ele fosse chamado para liderar o Projeto Manhattan, plano do governo dos Estados Unidos criar a primeira bomba atômica do mundo, durante a Segunda Guerra Mundial.

Na vida pessoal, Oppenheimer era assumidamente simpatizante das causas comunistas, apesar de nunca ter sido membro do Partido Comunista dos EUA. Por isso, mesmo após o desenvolvimento da bomba, o cientista passou a ser perseguido pelo FBI.

Cenas em preto e branco

Durante uma entrevista a Associated Press, Christopher Nolan revelou que uma parte de Oppenheimer é em cores e a outra é em preto e branco. A imagética, segundo ele, ajudaria a construir a narrativa e a separar os acontecimentos subjetivos do personagem principal.

“Eu sabia que tinha duas linhas do tempo correndo no filme”, ele explica. “Uma é em cor, que é a experiência subjetiva do Oppenheimer. Essa é a matriz do filme. E a outra é a linha do tempo em preto e branco. É uma visão mais objetiva da história, da perspectiva de um personagem diferente”. Saber isso antes de ver o filme com certeza vai melhorar sua experiência no cinema.

Efeitos especiais sem CGI

No final do ano passado, durante uma entrevista ao Total Film, Nolan revelou que recriou o efeito da explosão da bomba atômica usado explosivos reais, descartando o uso de computação gráfica.

“Andrew Jackson - meu supervisor de efeitos visuais, eu o contratei desde o início - estava procurando como poderíamos fazer muitos dos elementos visuais do filme de forma prática, desde a representação da dinâmica quântica e da física quântica até o teste Trinity em si, para recriar com minha equipe, Los Alamos em uma mesa no Novo México em um clima extraordinário, muito do qual era necessário para o filme, em termos de condições muito duras lá fora – havia enormes desafios práticos.”

Quem é quem em Oppenheimer?

Com um elenco cheio de estrelas, o filme também traz vários nomes importantes na ciência. Confira abaixo quem é quem em Oppenheimer:

  • Cillian Murphy: J. Robert Oppenheimer, físico considerado o "pai da bomba atômica";
  • Emily Blunt: Katherine "Kitty" Oppenheimer, a esposa de J. Robert Oppenheimer;
  • Matt Damon: Leslie Groves, diretor militar do Projeto Manhattan;
  • Robert Downey Jr.: Lewis Strauss, que serviu na Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos;
  • Florence Pugh: Jean Tatlock, amante de Robert Oppenheimer e membro do Partido Comunista;
  • Josh Hartnett: Ernest Lawrence, físico e amigo de Oppenheimer;
  • Tom Conti: Albert Einsten, físico e colega de trabalho de Robert Oppenheimer;
  • Rami Malek: David Hill, físico;
  • Benny Safdie: Edward Teller, físico que participou do Projeto Manhattan com Oppenheimer;
  • Kenneth Branagh: Niels Bohr, físico e filósofo;
  • Gary Oldman: Presidente Harry S. Truman;
  • Jack Quaid: Richard Feynman, físico que participou do Projeto Manhattan com Oppenheimer;
  • Michael Angarano: Robert Serber, físico que participou do Projeto Manhattan com Oppenheimer;

Não tem cena pós-crédito

Nos últimos dias, rolou pela internet uma suposta cena pós-crédito que mostrava mais um momento de Albert Einsten no longa. Mas, diferente do que se espalhou por aí, Oppenheimer não tem cena pós-crédito.

A cena "vazada" foi, na verdade, a montagem de um fã, que fez uma paródia da Marvel, imaginando como seria o filme de Nolan se estivesse numa espécie de MCU. Então não, não precisa ficar esperando até o fim dos créditos para deixar a sessão. 

Quanto tempo dura o filme?

Enquanto o filme não possui cena pós-créditos, a dica é ficar preparado para ficar horas no cinema. O novo longa-metragem de Christopher Nolan tem aproximadamente 180 minutos de duração, cerca de 3 horas.

Oppenheimer chega aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira (20).

--

Assista Interestelar, Amnésia, Tenet e outros filmes de Christopher Nolan no Prime Video

Widget de produto do Hub de Ofertas

info
Essa matéria não é patrocinada, mas contém links de parceiros. O TecMundo pode ganhar comissão pelas vendas geradas por meio desses links. Reiteramos nosso compromisso em indicar apenas produtos e promoções curados e selecionados pelos nossos especialistas, sempre levando em consideração a experiência dos nossos leitores.
mystery
Sempre verifique códigos e descontos. Lojas e marcas podem alterar ou encerrar ofertas a qualquer momento.


Avatar do(a) autor(a): Giovanna Fantinato

Giovanna Fantinato

Especialista em Redator

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 5 horas
star

Continue por aqui