Entenda o que é Barbieheimer e a polêmica por trás da brincadeira

Imagem de: Entenda o que é Barbieheimer e a polêmica por trás da brincadeira
Imagem: Entertainment Weekly
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Você já ouviu falar no curioso fenômeno chamado de Barbieheimer? A brincadeira, que envolve os filmes Oppenheimer e Barbie, ganhou muita força na internet recentemente e lança um olhar divertido e peculiar sobre um fato cinematográfico interessante: ambos os longas-metragens serão lançados nos cinemas brasileiros no mesmo dia: 21 de julho de 2023. Mas o que isso tudo significa, afinal?

Após as divulgações das datas de estreia de Oppenheimer e Barbie, muitos cinéfilos começaram a transformar toda a história em um grande meme que gira em torno da seguinte questão: é possível gostar de Oppenheirmer, um filme dramático mais sério e com temas historicamente sensíveis, e de Barbie, uma produção mais divertida sobre uma boneca, ao mesmo tempo? Bem, segundo a internet, sim!

A partir dessas comparações, diversos usuários de redes sociais passaram a produzir memes que destacam seus dois lados: o sério, que irá assistir Oppenheimer, e o mais leve, que irá assistir Barbie. Ou seja, uma coisa não anula a outra e, ao que tudo indica, os espectadores pretendem unir o melhor dos dois mundos.

Além dos memes ressaltando a dualidade dos cinemas em 21 de julho, os fãs também estão montando imagens de divulgação para o grande evento cinematográfico. Nas produções que estão rodando a internet, podemos ver tanto Barbie em cenários apocalípticos quanto Oppenheimer cercado de rosa.

Nesse cenário, apesar de ambos os títulos serem concorrentes nas bilheterias, não haverá treta entre os fãs dos títulos. E se engana quem acha que só a internet está frenética em relação ao Barbieheimer. Os próprios elencos dos filmes em questão também estão cientes do movimento e, aparentemente, gostaram do que viram.

Barbieheimer: o que os elencos dos filmes acharam dos memes?

Matt Damon, de Oppenheimer, foi um dos primeiros atores a ouvir falar do Barbieheimer. Em maio, o ator, que interpreta o personagem Leslie Groves no filme dirigido por Christopher Nolan, falou com a revista Vanity Fair sobre o caso e pareceu aberto às brincadeiras: "as pessoas podem ver dois filmes em um fim de semana. Oppenheimer é um deles", afirmou.

Outro astro que comentou sobre o evento foi Cillian Murphy, que dá vida ao personagem Julius Robert Oppenheimer, figura central de Oppenheimer. "Eu mal posso esperar para ver Barbie. Eu amo Margot Robbie, eu amo Ryan Gosling e eu quero vê-los. Não sei sobre o que é a discussão, mas não tenho uma grande opinião sobre tudo também. Meu conselho para as pessoas seria o de que elas fossem ver ambos os filmes no mesmo dia. Se são bons filmes, o cinema ganha com isso".

Já Margot Robbie, estrela de Barbie, foi ainda mais além e disse o seguinte durante a estreia do longa-metragem da Warner em Londres, no dia 12 de julho: "É a dupla perfeita. Eu acho que você pode começar o dia com Barbie, aí partir direto para Oppenheimer, e depois finalizar tudo com Barbie de novo", brincou.

Barbie ou Oppenheimer? Quem sairá vitorioso do grande Barbieheimer, afinal? Veremos!Barbie ou Oppenheimer? Quem sairá vitorioso do grande Barbieheimer, afinal? Veremos! Fonte:  Universal Pictures 

Em concordância com o que disseram os astros de Oppenheimer e a protagonista de Barbie, Greta Gerwig, diretora da obra sobre a boneca mais famosa do mundo, foi bem direta: "É tudo amor - o dobro de tudo. Eu acho que você tem que viver a experiência, Barbie e depois Oppenheimer, Oppenheimer e depois Barbie. Acredito que você tem que embarcar em todas as jornadas", opinou a cineasta em entrevista ao The Hollywood Reporter.

Mas e Nolan? Será que o diretor de Oppenheimer está gostando da rivalidade saudável entre os longas? Bem, é aí que as coisas mudam um pouco de padrão!

Barbieheimer: Nolan e Warner Bros. são tretados?

Christopher Nolan é um dos diretores mais respeitados e celebrados do cinema recente. O cineasta já produziu vários títulos de expressão ao longo de sua carreira e, muitos deles, sob os cuidados e com o envolvimento da Warner Bros., como a trilogia do herói Batman, A Origem, Interestelar e Dunkirk. Porém, essa parceria frutífera acabou se rompendo em 2020, com o lançamento do filme Tenet.

Na época, Nolan odiou a decisão da Warner Bros. de lançar Tenet nos cinemas, mesmo com os casos crescentes de COVID-19. Isso impactou muito a bilheteria da produção, que acabou tendo uma performance bem aquém do esperado. Porém, o cineasta ficou ainda mais chateado quando a empresa decidiu colocar sua obra no streaming em 2021, visto que Nolan não é muito fã das plataformas de vídeo sob demanda.

Na época, Nolan disse o seguinte em entrevista para o The Hollywood Reporter: “Alguns dos maiores cineastas de nossa indústria e estrelas de cinema mais importantes foram para a cama na noite anterior pensando que estavam trabalhando para o maior estúdio de cinema e acordaram para descobrir que estavam trabalhando para o pior serviço de streaming.”

OppenheimerChristopher Nolan, diretor de Oppenheimer.

Logo na sequência, em 2021, o diretor seguiu com sua carreira e firmou uma parceria com a Universal para a produção e o lançamento de Oppenheimer. O que, aparentemente, não deixou a Warner muito satisfeita. Por isso, surgiram rumores de que a companhia do Pernalonga teria escolhido lançar Barbie na mesma data de Oppenheimer de propósito, pois sabia que julho é um período no qual Nolan gosta de lançar suas obras. Assim, Barbie poderia "atrapalhar" o desempenho de Oppenheimer nas bilheterias.

Em entrevista ao site Insider, Nolan foi perguntado sobre já ter assistido Barbie, o que o o cineasta respondeu com um curto e grosso "não". Foi quando perguntaram ao diretor se o Barbieheimer só aconteceu por conta de sua treta com a Warner Bros.  "Você deve saber que não vou responder isso", revelou, dando sequência: "Só para dizer àqueles que se importam com a experiência cinematogáfica, estamos ansiosos por cinemas lotados com muitos filmes diferentes. Isso é o que os cinemas têm agora, e aqueles que se preocupam com filmes estão entusiasmados com isso".

Apesar de colocar panos quentes na situação, não ficou claro se Nolan e Warner Bros. seguem em conflito e se o Barbieheimer é apenas mais um episódio desse desentendimento. Seja como for, os cinéfilos terão dois grandes filmes para assistir em breve no mesmo período!

--

Assista Interestelar, Amnésia, Tenet e outros filmes de Christopher Nolan no Prime Video

Imagem: Teste Grátis o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teste Grátis o Amazon Prime

Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e teste grátis o Amazon Prime por 30 dias!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.