Stalkerware: o que são os vírus-stalkers e como navegar sem medo na web

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Stalkerware: o que são os vírus-stalkers e como navegar sem medo na web
Imagem: Unsplash/Dan Nelson/Reprodução

Todo mundo sabe que a internet está presente em praticamente todos os momentos da nossa vida e que ela pode trazer tanto benefícios quanto causar problemas bastante sérios, principalmente em relação à cibersegurança. Nesse contexto, surgem os stalkerwares.

Os stalkerwares podem ser entendidos como “vírus-stalkers” que são colocados dentro de celulares por alguém que quer espiar nossa rotina e nossos dados. Na verdade, eles nada mais são que programas maliciosos que são colocados por alguém que quer monitorar os passos de uma pessoa — daí o termo stalker, que pode ser traduzido como um indivíduo que persegue obsessivamente alguém.

No geral, os usuários de internet se preocupam com golpes e com vírus, mas não conhecem a existência desses softwares espiões que podem estar presentes em qualquer celular. Afinal, esses programas são discretos, justamente porque a ideia é que o dono do aparelho não note que ele está lá, espelhando dados.

Enquanto está instalado, o stalkerware fica coletando informações diversas, como a lista das chamadas que foram feitas, as teclas que são apertadas, além de fazer capturas de tela e reprodução de mensagens. Por incrível que pareça, um programa espião pode até ter acesso ao microfone e à câmera do celular, gravando conversas.

Diferente do spyware, que consiste na inserção de arquivos maliciosos para roubar dados como senhas de banco, o stalkerware é utilizado com uma função mais voltada à espionagem. Por isso, ele é seguidamente instalado por cônjuges ciumentos que os colocam nos celulares de suas parceiras e parceiros.

Como saber se meu celular tem um stalkerware?

 

pessoa com smartphone(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Primeiro de tudo, é importante saber como um stalkerware pode parar no seu celular. Isso pode ocorrer de duas formas: por meio de alguém que pegou o seu aparelho e o instalou, ou pelo próprio dono do celular, ao baixar aplicativos dentro da loja do sistema operacional. Por isso, é bem importante ter cuidado com a idoneidade dos apps que você instala.

Não é muito fácil detectar a presença de um stalkerware, justamente porque ele é desenhado para não ser encontrado. Mas não é impossível. Uma estratégia eficiente é fazer uma boa varredura no seu celular e verificar todos os aplicativos que estão nele para notar se há algum que você não reconhece.

Contudo, lembre-se sempre que os celulares, tanto Android quanto iOS, têm apps nativos que talvez você não use com frequência. Por isso, a recomendação é apagar esses aplicativos apenas no caso de você ter total certeza de que ele é desconhecido.

Outra ideia, a ser usada em casos mais extremos, é redefinir o aparelho para as suas configurações originais. Assim, você “zera” o celular e apaga tudo o que foi colocado nele. É bem mais trabalhoso, já que você terá que instalar tudo de novo, mas pode dar certo.

Investimento em cibersegurança

kaspersky(Fonte: GettyImages/Reprodução)

A dica mais valiosa para se proteger é procurar investir em cibersegurança, já que as tecnologias — inclusive as maliciosas — estão sempre se atualizando. Para cumprir esta tarefa, vale utilizar os produtos da Kaspersky, que são extremamente confiáveis e capazes de assegurar a proteção que você precisa quando usa a internet.

A Kaspersky é uma empresa global líder no ramo de cibersegurança. Seu catálogo oferece vários pacotes de soluções em segurança que atendem às necessidades dos seus clientes. Todos os produtos da marca usam tecnologia de inteligência artificial de última geração, que fazem com que qualquer ameaça online seja rapidamente identificada e resolvida. Sem dúvida, os seus dados e a sua privacidade estarão bem protegidos com esse apoio.

Quer saber mais? Confira aqui a lista de produtos que só a Kaspersky oferece, e tenha a tranquilidade que você deseja na hora de navegar na web.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.