Huawei teria rastreado localização de visitantes no MWC 2023

1 min de leitura
Imagem de: Huawei teria rastreado localização de visitantes no MWC 2023
Imagem: Reprodução

Huawei foi uma das marcas que estiveram no Mobile World Congress 2023 (MWC 2023). Contudo, a empresa chinesa pode ter rastreado os próprios convidados que visitaram o evento de telefonia móvel realizado em Barcelona, na Espanha.

Ao visitar o espaço da empresa no congresso, os visitantes eram obrigados a usar o crachá “Huawei Pass” com um pequeno recipiente de plástico. Então, algumas pessoas notaram que o cartão vinha acompanhado de um suposto dispositivo de localização em tempo real.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Crácha da Huawei no MWC 2023 com o dispositivo localizador.Crácha da Huawei no MWC 2023 com o dispositivo localizador.Fonte: SamMobile/Reprodução

Segundo os convidados, uma descrição em “letras miúdas" no crachá cita o uso da “tecnologia RFID e Bluetooth para coletar o tempo de visita do Huawei Pass na entrada da exposição”. Assim, o objeto também coletaria “dados de localização e do tempo de presença do portador do cartão na área de exposição”.

As informações no crachá ainda destacavam que os dados seriam coletados “apenas com o objetivo de analisar os interesses gerais dos convidados em nossos produtos”. Então, todos os dados estariam protegidos conforme a política de privacidade da empresa.

Em nota, um porta-voz da Huawei citou que o Huawei Pass estava sendo usado apenas “no estande da empresa e deveria ser devolvido quando os visitantes deixavam o espaço da marca na convenção”. Por isso, não haveria necessidade de rastrear a localização.

No entanto, algumas pessoas esqueceram de devolver o crachá após a visita aos estandes da empresa chinesa no MWC 2023. Bem como, elas somente souberam das informações sobre o suposto rastreamento após deixar o local.

Milhares de pessoas visitaram o espaço da Huawei na MWC 2023.Milhares de pessoas visitaram o espaço da Huawei na MWC 2023.Fonte: Huawei/Divulgação

Organização do MWC 2023 investiga o caso

A GSM Association, empresa responsável pelo MWC 2023, revelou não estar ciente dos “recursos exatos e da finalidade do Huawei Pass”. Segundo a organização, “a sugestão de uso de dispositivos de rastreamento é uma alegação séria” e deverá investigar o caso.

O suposto rastreamento de visitantes é um novo ponto negativo para a reputação da Huawei. A empresa chinesa foi banida de vários países, incluindo os EUA, por conta da preocupação de segurança e acusações de compartilhamento de dados com o governo Chinês.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.