Chrome ganha abas anônimas protegidas por biometria no Android

1 min de leitura
Imagem de: Chrome ganha abas anônimas protegidas por biometria no Android
Imagem: Google/Divulgação

As guias anônimas do Chrome para Android estão ganhando proteção por biometria, em uma atualização que começou a ser distribuída pelo Google nesta quinta-feira (26). O recurso, já existente na versão do navegador para iOS desde 2021, teve o lançamento no sistema rival revelado em setembro do ano passado.

Com a chegada da ferramenta, cuja ativação é opcional, a navegação anônima fica ainda mais privativa, evitando que terceiros visualizem suas abas. Isso pode ser bastante útil ao emprestar o celular para alguém, por exemplo, impossibilitando a pessoa de verificar as informações naquela guia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para ativar a funcionalidade, é preciso ir às configurações do Chrome para Android, tocar em “Privacidade e segurança” e habilitar a opção “Bloquear guias anônimas ao fechar o Chrome”. A partir daí, o browser vai exigir autenticação biométrica ou facial sempre que você ou outro usuário tentar entrar no modo anônimo.

A proteção biométrica pode ser ativada nas configurações do Chrome.A proteção biométrica pode ser ativada nas configurações do Chrome.Fonte:  9to5Google/Reprodução 

Também é possível usar a senha do celular para desbloquear o acesso à guia anônima, em vez da digital ou do rosto, caso você queira. Neste caso, é importante que a pessoa para a qual o aparelho tenha sido emprestado não saiba o código do telefone.

Mais recursos de segurança

A aba anônima do Chrome protegida com biometria vai chegar para todos os usuários do navegador no Android, em breve, junto com outras melhorias. As novidades estão sendo implementadas em comemoração ao Dia Internacional da Proteção de Dados Pessoais, que será celebrado neste sábado (28).

Uma delas é o “Guia de privacidade”, que reúne todas as funcionalidades capazes de tornar a navegação mais segura em um só lugar, dentro do menu “Configurações”. O app também ganhou uma verificação de segurança mais proativa, que vai analisar o browser em busca de extensões maliciosas e senhas comprometidas, alertando o usuário sobre tais problemas.

E para manter seus dados longe dos curiosos, a gigante das buscas recomenda utilizar o gerenciador de senhas do Google, que ajuda a criar códigos fortes, lembrar e preenchê-los automaticamente nos dispositivos móveis e no PC. Integrado ao navegador, ele permite sincronizar as senhas em qualquer dispositivo com a conta Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.